Os 100 anos de Helena Kolody
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Redação FolhaWeb 
Ela foi apelidada carinhosamente de ''Santa Helena'' pelo escritor e poeta Paulo Leminski (1944-1989) - o responsável, aliás, por chamar a atenção do mundo literário para a produção poética de Helena Kolody (1912-2004) - a primeira mulher a compor haicais no Brasil.
Sem se dar conta da inovação do que produzia, a professora elegante, de olhos azuis e amiga das letras lançou seu primeiro livro em 1941, o ''Paisagem Interior'', de um total de 21 publicações até o final da vida. Filha de imigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado (Sul do Paraná), notabilizou-se pelos poemas com apenas três versos, 17 sílabas e ricos de elementos do cotidiano.
Em 2012, ano em que se comemora o seu centenário de nascimento (no dia 12 de outubro), a Secretaria de Educação do Paraná lançou um projeto de estímulo à leitura focado no estudo da vida e obra da poetisa.
Com propostas didáticas diferentes, diversas escolas do Estado estão participando (algumas experiências podem ser conferidas no site oficial da secretaria). Como apoio didático, o site ainda disponibiliza textos e vídeos interessantes sobre a artista, inclusive com depoimentos dela, que durante 23 anos foi professora do Instituto de Educação de Curitiba. Ela também lecionou durante anos na Escola de Professores de Jacarezinho.
Em Londrina, desde o início do ano cerca de 300 alunos do Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Maria do Rosário Castaldi estão se dedicando ao estudo sobre a vida e a obra da poetisa. Na semana passada, os alunos fizeram uma exposição de parte dos trabalhos desenvolvidos na sede do Núcleo Regional de Educação. No dia 5 de outubro os alunos devem falar sobre a poetisa na Rádio Londrina e uma participação na Rádio UEL também está prevista.
Leia a reportagem completa de Ana Paula Nascimento em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.
Leia Também:
'Perfume da poesia'
Haicais de Helena Kolody
ENQUETE - Você gostou do projeto sobre Helena Kolody?
LEITURINHA - A bagunça das normas Jorge Pablo


