Um concerto beneficente vai marcar o encontro da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo (Ofij) com a Banda Paralela e o solista Nikolau Evgueni Ratchev, que sobem hoje ao palco do Cine-Teatro Ouro Verde, em Londrina. A apresentação começa às 20h30, sob a regência da norte-americana Gretchen Miller (orquestra), radicada no Brasil desde 1973, e do paulista Daniel Cornejo (banda). A renda do concerto será revertida para a APS Down – Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down.
Às 15 horas, a Vivarte Produções Culturais – realizadora do evento – organiza uma apresentação gratuita da Orquestra e da Banda para 600 crianças de creches de Londrina, que serão levadas ao local em ônibus cedidos pelas empresas Transporte Coletivo Grande Londrina, Francovig e Garcia Tur.
A Filarmônica inicia o concerto da noite com ‘‘Dance of Tumblers’’ (Rimsky-Korsakoff), ‘‘A Abertura da Flauta Mágica’’ (Mozart), ‘‘Polka’’ (Kabalevsky) e ‘‘Concerto Em Lá Menor’’ (Vivaldi), com solo de Nicolau Ratchev, violinista de Londrina que tem oito anos. Filho dos músicos Evgueni Ratchev e Irina Ratcheva, Nikolau já teve aulas na Bulgária com a renomada professora Genoveva Petrova. Em Londrina, participou dos três últimos Festivais de Música.
Em seguida, a Banda Paralela executa um programa que passa por Rossini, George Benson, Bárbara Curtin e Tavinho Moura. Para o encerramento, Orquestra e Banda executam juntas peças de Strauss, Herble Hancock, Hermeto Pascoal, Bano Spelts e Neal Helfti.
A Ofij é formada por 60 músicos com idade variada de 8 a 14 anos. A única orquestra infanto-juvenil do País é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1993 por professores, pais e jovens interessados em tocar na orquestra.
Também fundada em 1993, a Banda Paralela surgiu do encontro de jovens instrumentistas da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. A versatilidade é marca deste grupo, que procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. Além da música, a irreverência dos sete integrantes está explícita na combinação do uniforme colorido de velhas bandas com jaquetas militares de gala com fantasiosos e irônicos detalhes.
‘‘Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo’’, concerto com participação especial da Banda Paralela. Regentes: Gretchen Miller e Daniel Cornejo. Solista: Nikolau Evgueni Ratchev. Hoje, às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Ingressos: 10,00 (estudantes e aposentados pagam meia). Patrocínio: Sercomtel. Apoio: Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura, Jabur Informática, A. Yoshii e Interstation.