A Orquestra de Câmara de Mannheim-Ludwigshafen (Alemanha) apresenta-se pela primeira vez em Curitiba, em noitada única. O concerto internacional acontece no Canal da Música, hoje, às 21 horas. A promoção é da Fundacem, Enio Puccini-Galeria de Arte e Secretaria de Estado da Cultura.
Formada por 14 músicos, e com uma tradição de mais de 40 anos, a orquestra costuma realizar frequentes turnês pelos países europeus, além de apresentar-se em importantes festivais como os de Berlim, Viena, Salzburgo e Paris.
O maestro que comanda a Orquestra de Câmara de Mannheim, Jirí Malát, é natural de Praga, onde fez seus estudos na Academia de Belas Artes. Há seis anos reside na Alemanha. Em sua carreira constam postos de titular da Orqeustra Sinfônica de Marienbad, maestro convidado da Ópera de Pilsen, regente-titular da Radio Symphonic Occhestra.
O programa da Orquestra de Câmara de Mannheim abre como ‘‘Quarteto em Fá maior’’ com transcrição para orquestra de cordas, de Carl Stamitz, e prossegue com ‘‘5 Bagatelas’’, op.47, de Antonin Dvorak. ‘‘Divertimento em Ré maior KV 136’’, de Mozart, ‘‘Serenata em Mi bemol maior para orquestra de cordas’’, de Josef Suk.