A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina encerra as atividades de 2018 em tom comemorativo. O grupo celebra 20 anos de formação com um concerto que acontece no Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (14), às 20h30 e que marca também as comemorações dos 84 anos da cidade. O evento terá como solista convidado o aclamado pianista Cristian Budu, jovem que desponta como uma nova referência no mundo pianístico, aclamado pela crítica e vencedor de grandes concursos internacionais. A direção artística e a regência são do maestro Evgueni Ratchev.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina: concerto comemorativo terá participação especial do pianista Cristian Budu
Orquestra de Câmara Solistas de Londrina: concerto comemorativo terá participação especial do pianista Cristian Budu | Foto: Divulgação


A apresentação integra a grade da VIII Mostra de Música de Câmara e terá no programa da noite, obras de grandes músicos: Händel (Passacaglia para cordas, em Sol menor), Mozart (Divertimento no 1 em Ré maior, K.136 e Concerto para Piano e Orquestra Nº 9, KV 271 "Jeunehomme"), e B. Britten (Simple Symphony). Convidado especial da noite, Cristian Budu é considerado pela crítica especializada como a mais importante por parte de um pianista brasileiro nos últimos 25 anos.

Recentemente, ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da APCA, Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha, e entrou para duas das mais prestigiadas listas do mundo, pela Gramophone, maior referência da crítica internacional: "Top 10 Recent Beethoven Recordings", e "Top 10 Chopin Recordings", que inclui nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti e Murray Perahia. Cristian já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, NEC Philarmonic Orchestra, OSESP, Orquestra Filarmônica de Montevidéu, OSB, Orquestra Filarmônica de Mendoza, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, entre tantas outras. Também já se apresentou como solista na Holanda, Suíça, México e Alemanha.

As comemorações do aniversário de duas décadas da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina" incluem ainda o lançamento do CD "Retratos Brasileiros - Compositores Paranaenses". O álbum reúne obras inéditas para cordas de três compositores paranaenses que representam a história musical no Estado: Brasílio Itiberê, Bento Mossurunga e Rogério Krieger. A gravação deste é um marco significativo para produção musical no Paraná, pois registra obras inéditas para cordas e presta uma homenagem aos compositores paranaenses.

Com tiragem inicial de mil cópias, o CD será distribuído em escolas de ensino público, bibliotecas e instituições culturais em geral. O trabalho foi realizado através do Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A direção musical é do violinista e maestro Evgueni Ratchev. As 100 primeiras pessoas que comprarem um par de ingressos para o concerto (somente na bilheteria do Teatro Ouro Verde), serão presenteadas com o CD Retratos Brasileiros - Compositores Paranaenses.


A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina é vencedora de diversos prêmios. Desde a sua criação, já realizou aproximadamente 300 concertos, percorreu mais de 40 cidades do Estado do Paraná, além de realizar concertos nas principais capitais do Brasil. Fez também uma turnê internacional e participou de inúmeros festivais de música no Brasil. Gravou cinco CDs com obras de compositores brasileiros e recebeu o Prêmio Tim de Música, em 2003, na categoria Música Erudita.

Serviço:
Concerto com a Orquestra de Câmara 'Solistas de Londrina' e o pianista Cristian Budu
Quando - Sexta-feira (14), às 20h30
Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto - R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Pontos de venda - Bilheteria do Teatro Ouro Verde, Livraria da Silvia, Juntus Coworking e www.sympla.com