Orquestra de Câmara no Memorial
Orquestra de Câmara no Memorial
DivulgaçãoA Orquestra de Câmara de Curitiba faz concerto com a participação especial do flautista Curt SchroeterA Orquestra de Câmara de Curitiba se apresentará na manhã de amanhã, no Memorial da Cidade. O concerto terá a participação especial do flautista Curt Schroeter, que será solista numa das composições do repertório, a Suite em Lá Menor para Flauta, Cordas e Contínuo, de Georg Philip Telemann. A regência será do maestro Lutero Rodrigues.
Apesar do flautista morar em Curitiba, ele continua desenvolvendo intensa atividade musical na Europa. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curt Schroeter é atualmente o primeiro flautista da Orquestra Sinfônica Guido Cantelli, de Milão.
O músico participou também da Orquestra Filarmônica de Munique, depois de realizar pós-graduação na Escola Superior de Música de Stuttgart. Na Europa, para onde se transferiu em 87, realizou vários concertos e foi premiado em importantes concursos musicais.
Além da Suite em Lá Menor, a Orquestra de Câmara apresentará outra obra de Telemann, Abertura das Nações Antigas e Modernas.
O maestro Lutero Rodrigues explica que o compositor alemão (1681-1787) tem uma obra voltada para o gosto das cortes européias do período barroco. Ao lado de Haendel e Bach, Telemann foi um dos músicos mais importantes de sua época, embora não seja tão conhecido quanto os seus contemporâneos.
Outro compositor do programa da Orquestra de Câmara é Osvaldo Lacerda. Na opinião do maestro, ele é o principal compositor da escola nacionalista brasileira, depois da morte de Camargo Guarnieri. Dele, a orquestra apresentará o Quarteto nº1, transcrito especialmente para a orquestra curitibana num concerto que aconteceu em 95 e contou com a presença do compositor.
A Orquestra de Câmara de Curitiba foi criada em 89 e é formada pelos instrumentistas da Camerata Antiqua da cidade. Em 90, o grupo participou como convidado do festival Cultural de Sinaloa, no México, onde fez nove concertos.
Aberta a experiências em outras áreas, além da música erudita, a orquestra fez turnês com o grupo paulista Nouvelle Cuisine e tocou com os principais nomes da música instrumental brasileira, entre eles Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Zimbo Trio.
Em 94, foi escolhida para participar do Projeto Brasil Musical, desenvolvido em todo o País. No ano passado, a orquestra se apresentou na Dinamarca, a convite da organização do Festival Braziliana 97.
A Orquestra de Câmara de Curitiba se apresentará neste domingo, às 11 horas, no Memorial da Cidade (Largo da Ordem). A entrada é franca.





