Apesar de restringir o contato ao vivo com o público, o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 acabou ampliando o acesso à música de qualidade executada pela Orquestra Bravi, de Londrina. Com o cancelamento de um concerto que estava agendado para acontecer na cidade no mês de março, os integrantes do grupo especializado em tocar instrumentos de fricção gravaram um vídeo executando uma obra que tem tudo a ver com o momento que o mundo atravessa. Isolados cada um em sua casa, os instrumentistas gravaram um vídeo tocando “Heart`s Wound” (Coração Ferido), obra do compositor norueguês Edvard Grieg (1834 - 1907).

Coordenador Musical da Orquestra Acadêmica Bravi, Jhonatan Santos conta que os integrantes do grupo já estavam ensaiando para o lançamento da temporada de concertos 2020 quando tiveram que suspender a programação por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. “Só que nós nos vimos em conexão com essa movimentação artística mundial, nas mídias sociais e nos perguntamos: Por que não nós também, nesse momento? Por que não desenvolver esse repertório que vínhamos ensaiando, editando um vídeo onde cada um executasse a música em sua casa? Decidimos nos comprometer com essa energia do cenário artístico, pois Londrina é um polo cultural conectado ao mundo”, afirma o músico.

.
. | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Para a produção o vídeo, cada componente da orquestra gravou sua participação individualmente pelo próprio celular. Todas as gravações foram reunidas em um único vídeo, que contou com equalização de áudio assinada por pelo técnico Fabrício Martins e tratamento de imagem realizado por Nícolas Lopes Pereira e Rubro Lab. O vídeo intitulado Orquestra Acadêmica Bravi em...Especial de Quarentena foi disponibilizado no canal da Bravi Academia Orquetral no Youtube.

A música Heart`s Wound (Coração Ferido), da Obra Two Melodies Elegiac, op.34, foi composta pelo norueguês Edvard Grieg (1834 - 1907). Grieg é um dos mais reconhecidos compositores do período romântico e tem sua obra influenciada pela tradição popular da Noruega.

Formada por instrumentos de corda friccionada – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – a Orquestra Bravi é dirigida pelo violista Jhonatan Santos, que iniciou sua formação em Londrina aos 19 anos e ingressou depois na Orquestra Sinfônica da Bahia, onde tornou-se chefe de naipes da Orquestra Juvenil. O grupo também com tutoria do professor Evgueni Ratchev, violinista, maestro da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e Spalla da Orquestra Sinfônica da UEL – Osuel.

A orquestra reúne alunos avançados da Bravi Academia Orquestral, escola dedicada a aulas e estudos de música, em especial instrumentos de cordas e prática de orquestra. São músicos vindos de projetos londrinenses de base, seja de extensão da UEL, do projeto comunitário “Musicando na Escola”, patrocinado pelo Promic, ou da Associação Solidariedade Sempre, iniciativa da Sonkey, além de outros que já atuavam no cenário profissional. São jovens que se reuniram buscando profissionalizar a prática musical.

Atualmente, a orquestra é compostas pelos naipes de violinos I (Barbara Scarinci, Lucas Nathanael, Júnior Junior Franzao, Denise Furtado); violinos II (Rodrigo Salvadego, Marlon Vitor, Débora De Paula, Amanda Galdino, Helen Oliveira); violas (Jhonatan Santos, Victor Terra, Miriam de Miriam De Souza, Eliel Joaquim); violoncelos ( Fernanda Monteiro, Rose Taques, Pâmela Prado, Leonardo Nascimento, Vinícius Souza); e contrabaixos (Celinho Matias e Arthur Faraco).

Confira aqui o aqui o vídeo da Orquestra Bravi.