Até o dia 25 de janeiro, o Museu Oscar Niemeyer abriga o que há de mais original na produção mundial de design gráfico, ilustração, animação e fotografia. São 80 obras produzidas por 34 profissionais de 15 países diferentes selecionadas para a segunda edição do projeto Katalogue. Curitiba é a primeira capital brasileira a receber a mostra, que nesta edição chama-se ‘‘Katalogue XXL’’, isto é, ‘‘extra extra grande’’, em referência ao elevado grau de inspiração dos participantes.
  ‘‘Guardem esses nomes’’. A recomendação, feita pela curadora Melita Skamnaki durante a abertura da exposição, resume o espírito do projeto criado pelo curador Wilhelm Finger, que publicou o primeiro volume do catálogo em 2005, com trabalhos de sete brasileiros entre mais de 40 profissionais de diversos países. Todos os trabalhos incluídos são inéditos e exclusivos. No ‘‘Katalogue XXL’’ estão presentes os brasileiros Flavio B. de Paula e Kako (Franco D’Angelo). A mostra com os trabalhos desta edição já passou por Paris (no Palais de Tokyo) e Toronto (na Gibsone Jessops Gallery).
  De acordo com Finger, o projeto quer estimular as pessoas a desenvolverem seu próprio estilo. E os trabalhos selecionados são aqueles que demonstram maior grau de inspiração, independente da técnica utilizada. Boa parte dos autores selecionados são profissionais com uma carreira já estabelecida em suas áreas de atuação, que encontram fora do mercado um outro campo para expressar sua arte. ‘‘Toda pessoa que se expressa tem o seu trabalho pessoal. Aquele que fala que não, tem alguma coisa escondida’’, afirma Kako, vencedor do prêmio HQMix de melhor ilustrador em 2007.
  Para Kako, o Katalogue mostra o quanto é importante não ter medo de mostrar o seu trabalho. ‘‘O olhar sempre estranha o novo. É difícil apresentar uma coisa nova. Mas hoje não tem como se isolar. É tão fácil criar um blog, alguém passar pelo seu blog e botar em outro. Aí vai chover e-mail, conversas, fórum’’, ensina o designer, que se corresponde semanalmente com Finger por e-mail mas o conheceu pessoalmente apenas na véspera da abertura da exposição, em Curitiba. ‘‘Eles são de carne e osso’’, brinca Kako.

SERVIÇO

- KATALOGUE XXL

Quando - Até 25 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Onde - Torre da Fotografia, no Museu Oscar Niemeyer
Quanto - R$ 4 e R$ 2 (estudantes). Gratuito para grupos agendados da rede pública, estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês
Mais Informações - (41) 3350-4400, no www.museuoscarniemeyer.org.br e no www.katalogue.net

mockup