"Orfeu" sobe o morro e inaugura projeto em Vigário Geral
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de maio de 1999
Por Luiz Carlos Merten 
São Paulo, 06 (AE) - Carlos Diegues exulta ao falar com a reportagem pelo telefone. Até quarta-feira, "Orfeu" fez 460 mil espectadores nos cinemas brasileiros. No terceiro fim de semana, que se inicia agora, deverá superar a marca dos 500 mil, que era o objetivo a ser atingido no País, segundo a distribuidora Warner. Não é um comerciante contando números para aumentar sua conta bancária. É um artista sinceramente preocupado em ver uma obra, na qual se empenhou tanto, encontrar o seu público. Este fim de semana, no Rio, "Orfeu" cumpre mais uma etapa do seu diálogo com as platéias. Numa promoção conjunta da empresa produtora Rio Vermelho, da ONG Afro Reggae e da Prefeitura do Rio, "Orfeu" será exibido às 19 horas de domingo, de graça, para os moradores da favela de Vigário Geral. Às 21 horas, após a projeção, haverá um encontro do próprio Diegues com o público e, na sequência, um show de Caetano Veloso com "canja" de Toni Garrido, o vocalista do Cidade Negra que faz o protagonista do filme.
Coordenador do Afro Reggae, José Júnior diz que o filme "Orfeu" levou a favela para o cinema, agora ele leva o cinema para a favela. É a primeira vez que um filme recém-estreado será exibido no morro e de graça. A projeção será feita no Ciep Mestre Cartola, de Vigário Geral. José Júnior conta que, desde 1995, o Afro Reggae realiza um importante trabalho de produção e divulgação cultural nas favelas do Rio. A idéia inicial era levar cultura às populações carentes das áreas de risco do Rio.
Vigário Geral era um desses núcleos que estavam sempre no noticiário pela violência. Hoje a favela tem o seu núcleo produtor de cultura. "Somos ligados ao movimento negro, mas não fazemos um trabalho discriminatório", diz Júnior. "Nosso objetivo é a integração", ele ressalta. Dentro desse mesmo espírito, integrantes do grupo canadense Cirque du Soleil desembarcam no Rio na semana que vem para fazer um trabalho integrado de base com o Afro Reggae nas favelas do Rio. "Vão ficar um ano aqui", diz Júnior. Antes disso, ocorre a projeção de "Orfeu".
Não será um evento exclusivo para Vigário Geral. "Pretendemos levar o filme a outras favelas do Rio e, depois, mostrá-lo nas favelas de outras cidades brasileiras; vamos a São Paulo, com certeza", agora quem fala é Diegues. Nestas duas semanas decorridas desde a estréia de "Orfeu", ele já pôde detectar uma tendência. O filme está sendo muito assistido por adolescentes. Não vai tão bem nos shoppings ("Pobre não frequenta shopping", observa Diegues). Seu maior público "Orfeu" está obtendo na Baixada Fluminense, em Salvador e na periferia de São Paulo. Faz sucesso junto ao público popular, reconquistando esse importante segmento para o cinema brasileiro.
Sendo um filme sobre a vida e a cultura da favela, era importante que ele subisse o morro para ser visto por aqueles que retrata na tela. "Estou muito feliz com o projeto", diz Diegues. "Mal vejo a hora de conversar com o público". Anúncio - Tudo começou quando Júnior foi propor a Paula Lavigne que comprasse um anúncio para o jornal da ONG. Paula é mulher de Caetano Veloso, uma espécie de "padrinho" do Afro Reggae. Há três ou quatro anos, antes que o grupo atingisse projeção em todo o mundo, Caetano já trabalhava ("de graça", ressalta Júnior) com o Afro Reggae.
Do anúncio da gravadora de Paula o assunto evoluiu para o projeto "Orfeu nas Favelas", que vira realidade. Júnior diz que Caetano e Garrido não vão cobrar nada por sua participação no show de domingo. "É uma coisa de amor mesmo", conta. Diegues acrescenta que o custo do projeto não é elevado. "Precisamos de uma câmera e um projetor".
Mas ele destaca como fundamental a participação da Assessoria Especial de Eventos da Prefeitura do Rio. A prefeitura carioca, que já possui a Riofilme, hoje a distribuidora mais atuante do cinema brasileiro, dá outro passo importante no sentido da popularização do cinema nacional. Com o projeto "Orfeu nas Favelas", o cinema comunitário existe, sim senhores.


