Ópera esquecida de Vivaldi é recuperada
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de janeiro de 2002
France Presse 
Uma ópera da juventude do compositor italiano Antonio Vivaldi, La Verita in Cimento, cuja ação se passa em um Oriente caricato, foi resgatada do esquecimento e será apresentada em um teatro de Brest (oeste da França), no próximo dia 11.
A obra vai ser montada pela primeira vez desde sua criação em Veneza, em 1720, afirma os grupos que realizarão a encenação, o Arcal, dirigido por Christian Gangneron, e o Ensemble Matheus, dirigido por Jean-Christophe Spinosi.
O conjunto Gangneron-Spinosi explica sua escolha pela peça tanto por sua qualidade musical e teatral, quanto pela importância histórica da ópera. Segundo os dois diretores, La Verita in Cimento marca o apogeu das óperas da juventude de Vivaldi e encarna seu ideal musical e dramático, um termo médio entre a audácia de seus primeiros ensaios venezianos dos anos 1710 e sua grande maturidade vinte anos depois.
O compositor voltava, na época, a Veneza, depois de três anos de ausência. Pela segunda vez trabalhou em colaboração com seu compatriota, o libretista Giovanni Palazzi, que misturou drama e humor e deu vida aos três personagens principais, donos de um fino perfil psicológico.
A intriga deste dramma per musica se situa em um ambiente de exotismo deliberadamente fantasioso: a inspiração é corneliana, mas tratada à maneira veneziana. Na época, a obra renovou uma linguagem dramática que se asfixiava e rompeu com a temática severa que estava em voga então, nos teatros patrícios, indicam Gangneron e Spinosi.
A partitura de Vivaldi para os instrumentos e para as vozes é igualmente audaz para a época, com cordas reforçadas por outros instrumentos e árias nas quais se combinam virtuosismo e patetismo.
Depois de Brest, a ópera de Vivaldi será apresentada nos próximos três meses em uma série de teatros da região de Paris e em várias outras cidades francesas, como Tours, Vichy, Reims e Nantes.


