Ong quer tornar trilha um caminho perene
Os Passos de Anchieta, projeto que refaz a trilha do Padre José de Anchieta, teve início em 1998. A idéia original do evento é de tornar a rota um caminho perene a exemplo do de Santiago de Compostela, na Espanha. Para alavancar a idéia, e tornar o caminho conhecido e organizado, foi fundada a Ong Abapa Associação Brasileira dos Passos de Anchieta, que organiza caminhadas coletivas anuais, e também caminhadas periódicas onde são percorridas partes do roteiro.
A caminhada ''Os Passos de Anchieta'', que refaz a trilha no litoral capixaba percorrida pelo beato durante os últimos anos de sua vida, é o quarto roteiro desse tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
Em apenas três anos (2002 será a quarta edição) o caminho atraiu cerca de 6 mil pessoas. A Caminhada Coletiva Oficial ocorre sempre no primeiro final de semana de junho, e percorre os 100 quilômetros entre Vitória, capital do Espírito Santo, e a pequena vila de Anchieta, no litoral sul capixaba, em quatro dias. No ano passado cerca de três mil pessoas, vindas de todo o Brasil, e dos Estados Unidos, Canadá, Peru e Portugal conferiram a rota.
Em 1999, os andarilhos decidiram fazer uma segunda caminhada coletiva. Aproveitando o feriado de Sete de Setembro, foi instituída a Caminhada da Independência, quando o caminho é feito em sentido contrário, saindo do santuário de Anchieta, e chegando na Catedral Metropolitana de Vitória.





