‘Velho Marujo’, de Antonio F. Santos
‘Velho Marujo’, de Antonio F. Santos



Prestes a completar 47 anos de fundação no próximo mês, o Foto Clube de Londrina (FCL) destaca a produção fotográfica de seus associados com uma exposição que reúne 24 imagens que retratam personagens, paisagens naturais e construções arquitetônicas. Intitulada "Arte Fotográfica Foto Clube de Londrina", a mostra foi aberta ontem (dia 2) e pode ser visitada gratuitamente no Espaço Cultural Ceddo até o próximo dia 28.

"As pessoas que visitarem a exposição encontrarão fotos em preto e branco e coloridas com temáticas diversas. Estão sendo expostos trabalhos fotográficos selecionados por comissões do Foto Clube para outros eventos fotográficos e que agora foram escolhidos para essa mostra", explica Flávio Conceição, presidente da entidade.

Pescaria, de Norman Neumaier
Pescaria, de Norman Neumaier | Foto: Fotos: Divulgação



Fundado em 1971, o FCL conta atualmente com cerca de 50 associados. "Alguns são profissionais, mas a maioria são pessoas que exercem outras profissões e que tem a fotografia como um hobby", destaca Conceição ao informar que obras de 24 associados fazem parte da exposição. A mostra reúne fotografias assinadas por Álvaro Almeida, Ângelo Portelo Neto, Antônio Ferreira, Antonio Neto, Cleusa Migliorini, Elbio Gonçalves, Gilmar Abreu, Lourdes França, Lucinea Rezende, Luiz Carlos Adas, Luiz Fernando Reis, Manoel Luiz Liziero, Marcelo Rigon, Mário Jorge Tavares, Messias Nonato, Mirian Costa, Norman Neumaier, Reginaldo Morais, Rui Cabral, Rui Porto, Silvia Cardoso, Suren Saadjian, Thais Cardoso e Waldemar Portello.

Filiado à Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), o Foto Clube de Londrina já sediou 21 Salões Nacionais de Arte Fotográfica entre os anos 1972 e 2017, quatro 4 Bienais de Arte Fotográfica Brasileira (1980, 1991, 1996 e 2011). E lançou, em 2011, o livro: "Cliques e Escritos – Foto Clube de Londrina – 40 anos", apresentando em 264 páginas uma breve história da fotografia, do fotoclubismo, do FCL, bem como 188 fotografias produzidas por 61 autores associados.

Identidade cultural, de Lucinea Rezende
Identidade cultural, de Lucinea Rezende



"Nosso objetivo é apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica em Londrina por meio de atividades culturais e educativas como cursos, seminários, palestras, exposições, concursos, caminhadas fotográficas e publicações diversas", enfatiza o presidente da entidade. Conceição convida todas as pessoas interessadas em fotografia a participar das reuniões semanais promovidas pelo FCL. "Nos reunimos todos os sábados, às 16 horas, em nossa sede que fica ao lado da Funcart, nas margens do Lago Igapó. Nesses encontros, procuramos disseminar conhecimentos junto aos seus associados e à comunidade em geral, trocamos conhecimentos profissionais e encaminhamos fotografias de nossos associados a eventos fotográficos realizados dentro e fora do Brasil", detalha.

Serviço:
Exposição 'Arte Fotográfica Foto Clube de Londrina'
Quando – Até 28 de abril (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados das 8h às 12h)
Onde – Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725)
Quanto - Gratuito