Uma palavra pode ter significados que vão muito além do formal, aquele definido nos dicionários mas temperados sempre com nossas bagagens, emoções e vivências culturais.

Pensando nisso, a escritora Marina Miyazaki elaborou a oficina "Sentimentário" que será realizada nesta sexta-feira (31 março), das 9 às 12 horas horas, no SESC Cadeião Cultural, dedicada a professores de Ensino Fundamental, dentro da programação do Festival Literário de Londrina - LONDRIX. Com três horas de duração, a atividade é gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do seguinte e-mail: [email protected]

Trata-se uma ação extremamente interessante em que os participantes, através de exercícios e vivências, irão apreender como as palavras podem ser explicadas além do significado formal. A oficina possibilita uma ressignificação de palavras que fazem parte do repertório de cada um.

Ou seja, o significado das palavras escolhidas vai além da definição convencional. O “conceito” das palavras selecionadas provem da memória afetiva. “ A palavra `mãe´, por exemplo, carrega muito mais significado individual do que aquele contido nos dicionários. Num Sentimentário, a ideia de mãe pode conter imagens, lembranças, cheiro e música”, explica a escritora Marina Miyazaki.

A partir da leitura do pequeno texto “Palavras, Perfumes e Sentimentos” de autoria da escritora, os participantes assistirão ao curta-metragem “Sentimentário”. Com duração de cinco minutos, a animação foi baseada no texto de Marina Miyazaki e tem direção de Carolina Gaessler e Caio Mazzilli (2010).

Na sequência, cada participante dará início à produção do próprio “Sentimentário”, ficando aberto para dar continuidade em casa. E, claro, a ação deverá ser levada às salas de aula. “A proposta da oficina possibilita ser uma atividade paradidática ou pessoal”, frisa Marina Miyazaki.

O Festival Literário de Londrina/ LONDRIX tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), através da aprovação do projeto nº 21.116. A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA).

O evento conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de Londrina.

BIOGRAFIA

Marina Miyazaki é autora de livros infantis com publicações pela Editora Scipione e Pólen/Jandaíra-SP. Seus textos já foram adaptados para curtas-metragens de animação, utilizados em oficinas literárias, artigos acadêmicos, publicados na Apostila Anglo de Ensino Fundamental e foram tema do Caderno de Atividades do Ensino Fundamental pela PUC-Campinas.

Participou do Festival Internacional FLIP/Flipinha e Festival Literário Internacional Flipoços, no qual, seu livro “O Medo de Rabo Preso” (Editora Scipione), foi finalista na categoria infantil. A autora é neurodivergente com características de dislexia, o que torna sempre necessária a revisão de seus textos de acordo com as normas. Sobre o tema, publicou o livro "Dislexicando", pela editora Pólen, em 2015.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO

Oficina “Sentimentário”, ministrada pela escritora Marina Miyazaki

Onde: Sesc Cadeião Cultural (rua Sergipe, 52)

Quando: sexta-feira (31), das 9 às 12h.

Atividade gratuita destinada a professores do Ensino Fundamental.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

A oficina integra a programação do Festival Literário de Londrina - LONDRIX.

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA)