OFICINA - A arte da cenografia
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de maio de 2004
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O processo de criação será experimentado, passo-a-passo, pelos alunos inscritos numa oficina de cenografia que começa amanhã em Londrina. O premiado Gelson Amaral será o responsável pelas atividades no Espaço Presença Educação e Arte (Edifício Telmar, Rua Quintino Bocaiúva, 180, sala 704). O curso, que não faz parte da programação do Filo, terá duração de 8 dias, com um intervalo no final de semana.
''A proposta não é formar cenógrafos, mas despertar a criatividade dos participantes e o interesse para essa ferramenta do universo teatral'' explica Amaral, contemplado em 2001 com o Prêmio Shell pela concepção cênica do espetáculo ''Da Arte de Subir em Telhados'', montado pelo Armazém Companhia de Teatro.
Durante a oficina, ele pretende enfatizar a prática. ''Não pretendo teorizar sobre o papel do cenógrafo, mas desenvolver as etapas de criação através de leitura e interpretação de texto (para se inteirar das idéias do autor e do diretor), confecção de maquetes, concepção da cena, definição dos materiais e apresentação de trabalhos'' diz.
O curso foi preparado visando a participação de profissionais de arquitetura, artes plásticas e design. ''A cenografia favorece a exploração mais intuitiva do espaço'' assinala o artista. Ele lembra que o campo de abrangência da cenografia extrapola os limites do teatro transportando-se para o cinema, a televisão, exposições e eventos. Único cenógrafo da cidade, Amaral atribui a escassez de colegas no metiê a um mercado ainda pouco profissionalizado.
''Falta demanda. A maioria dos grupos de teatro faz tudo sozinho, incluindo a cenografia de suas peças'' justifica. Formado em arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina, ele estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho e coordenado por J.C. Serroni. A partir desse curso, realizado em São Paulo, passou a colaborar com o Armazém Cia. de Teatro.
Em 5 anos de atuação na atividade, já assinou 25 trabalhos em espetáculos montados em Londrina, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os destaques figuram os cenários dos espetáculos ''O Corvo'', dirigido por Edson Bueno, em Curitiba (indicado ao Prêmio Gralha Azul em 2002); ''Alice Através do Espelho'', dirigido por Paulo de Moraes (e com o qual foi premiado pela Cultura Inglesa do Rio de Janeiro); ''Rito de Passagem'', dirigido por Angela Papianni, no Rio de Janeiro e São Paulo; e ''Da Arte de Subir em Telhados'', parceria com o diretor Paulo de Moraes, no Rio de Janeiro.
No ano passado, o londrinense foi convidado para participar da ''Quadrienal de Praga'', uma exposição internacional de Cenografia e Arquitetura que reúne profissinais de mais de 40 países para discutir e pesquisar a linguagem visual do teatro na República Tcheca. ''A discussão hoje é aproveitar ao máximo a tecnologia disponível. Cenografia não é apenas o cenário. Pode ser a luz, a iluminação. O importante é a atmosfera que ambienta a dramaturgia'' diz.
SERVIÇO
A Oficina tem vagas limitadas. As inscrições custam R$ 150,00. Mais informações pelo telefones: (43) 3345-0756 e (43) 9975-9389 ou pelo site www.apresenca.com.br.


