São Paulo, 18 (AE) - Três das maiores expressões do que se convencionou chamar de "a segunda onda do punk rock" desembarcam sábado no Anhembi (SP): Offspring, Bad Religion e The Vandals. Os produtores esperam um público de 50 mil pessoas no Skol Rock Festival, que também contará com os brasileiros do Hiperfly e outras bandas novatas reveladas em concurso pelo patrocinador da jornada. Das três bandas norte-americanas, a veterana é o Bad Religion. Que também já é praticamente nativo - volta e meia está em São Paulo, onde tem um grande fã-clube. O Offspring esteve aqui em 1997, mas é a atração principal, o maior dos três grupos. Mas é na novidade da chegada do The Vandals que pode estar a surpresa.
E quem diz não é nada menos do que Kevin Noodles Wasserman, guitarrista do Offspring. Ele é fã número 1 do estilo do guitarrista Warren Fitzgerald, do The Vandals. "É um dos caras mais técnicos que conheço e crescemos juntos no punk rock", disse Noodles, em entrevista à reportagem. "Ele realmente toca sem se importar com mais nada, é um sujeito dedicado à beleza da guitarra", afirma. O Offspring promete repetir uma performance que já está ficando famosa em seus shows: espancar com um bastão de beisebol (de mentirinha) modelos vestidos como os Backstreet Boys (os Menudos dos anos 90). "O Backstreet Boys é uma das coisas mais estúpidas do show business", disse Noodles.
O Offspring tem como guitarrista Bryan "Dexter" Holland que, além de punk militante, é Ph.D. em microbiologia. Na verdade, há pouco de fúria punk no som atual do Offspring. Eles têm a pegada musical do gênero cru celebrizado pelos Sex Pistols e Dead Kennedys, mas sua abordagem hoje é mais para um pop bem-humorado. Já o The Vandals estreou em disco em 1991, com "Fear of a Punk Planet", com hits pesadões, um hardcore violento em músicas como "The Day Farrah Fawcett Died" e "Kill My Tenant". É formado por Joe Escalante, Warren Fitzgerald, Josh Freese e Dave Quackenbush.
O californiano Bad Religion já tocou em março no Olympia
mas é sempre uma paulada de boa cepa. Liderado pelo vocalista e compositor Greg Graffin. Foi seu ex-guitarrista Brett Gurewitz o fundador da gravadora Epitaph, que revitalizou o punk rock nos anos 90 - foi ele que lançou Offspring e The Vandals. Assim como o Offspring, o grupo agora está com uma abordagem mais pop, mais colorida. Festival - O Skol Rock, destinado essencialmente ao público jovem, não está sendo unanimidade entre a garotada. A estudante Beatriz Vasconcelos, fã do Offspring, reclama da data do show - véspera do vestibular da Fuvest. "Depois de um ano estudando todos os dias das 7 às 7, acordar no dia 20 às 6, assistir a aulas até às 13h10, voar para o Anhembi, entregar meu ingressos de 30 sofridos reais, assistir aos shows de oito bandas, voltar pra casa, dormir quanto puder e no dia seguinte fazer uma prova na qual preciso ter um bom desempenho", queixou-se.
Ela também disse que enfrentou uma maratona para conseguir um ingresso de estudante e, quando conseguiu, já custava o dobro (o mesmo que no shopping perto de sua casa). A reclamação quanto aos ingressos para estudantes já se generalizou, porque a maioria reclama que são insuficientes e a concentração da venda num só ponto prejudica a moçada. (J.M.) Serviço - Skol Rock. Sábado, a partir das 13 horas (abertura dos portões). R$ 30,00. Anhembi. Avenida Olavo Fontoura, 1.209. Informações: www.skol.com.br ou 421-3988