Imagem ilustrativa da imagem Ocupação Usina Cultural transmite espetáculos teatrais pela internet
| Foto: Taua Klonowski

Dez espetáculos teatrais encenados por companhias de Londrina e Maringá integram a programação da Ocupação Usina Cultural que será aberta nesta quinta-feira (20) e prossegue até o dia 19 de junho.

O evento será realizado no formato digital com transmissão em tempo real gratuita pelo Youtube. Cada grupo participante do projeto realizará uma ação formativa, em formato de bate-papos e oficinas culturais às sextas-feiras e domingos. O projeto conta com patrocínio exclusivo do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Os grupos participantes do evento foram selecionados a partir de um edital público lançado em março de 2020, contemplado propostas com variadas expressões artísticas no campo das artes cênicas. Inicialmente planejado para acontecer de forma presencial, o projeto passou o primeiro ano de pandemia em constante processo de adequações para chegar à proposta de programação virtual, cuja abertura acontece nessa quinta-feira (20), às 19h30, com o espetáculo solo “Sobre letras e gritos para salvar o mundo” (classificação indicativa 18 anos), protagonizado pela atriz e diretora londrinense, Camila Fontes, do TOU Teatro.

Em “Sobre letras e gritos para salvar o mundo”, Camila Fontes aposta em um processo artístico, cujas origens são antigas e de forte relação afetiva, poética e política com as vozes e imagens de Jardelina da Silva, a Jarda, uma sergipana muito conhecida no interior do Paraná. A atriz mergulha nas memórias dos encontros que teve com ela de 2000 a 2004. Conselheira, poeta, gritona, Jarda era uma senhora que tinha o dom das vozes proféticas e o dom de vesti-las. Passava da escuta dessas vozes à costura, da costura ao discurso gritado pelas ruas e, por fim, concluía seu ato com a fotografia. Numa dramaturgia fragmentada, esta investida artística é um grito engasgado de histórias que recriam outras histórias e outros mundos possíveis.

Imagem ilustrativa da imagem Ocupação Usina Cultural transmite espetáculos teatrais pela internet
| Foto: Divulgação - Nagela Terezinha dos Santos

Já no sábado, 22 de maio, às 17h, a Cia Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, apresenta o espetáculo “Branca de Neve - A Nossa História” (classificação livre), voltado ao público infanto-juvenil. A montagem mostra o caminho tomado por quatro palhaços que propõem contar o clássico infantil, mas três deles discordam do clássico original para a atualidade. Então, propõem mudanças na encenação e na condução da história dos Irmãos Grimm, utilizando músicas e personagens da cultura popular brasileira. Assumem como protagonistas da história, Maria Bonita e Zé Belo, no lugar de Branca de Neve e o Príncipe.

A programação completa do festival Ocupação Usina Cultural pode ser conferida na plataforma Londrina Cultura e nos canais do Facebook e Instagram da Usina Cultural. As transmissões acontecerão exclusivamente pelo canal da Usina Cultural no Youtube, onde foi disponibilizado o formulário com a relação das ações formativas ofertadas e as orientações para inscrições.

Serviço:

Ocupação Usina Cultural

Quando – De 20 de maio a 19 de junho

Onde – Canal da Usina Cultural no Youtube

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1