Ociosidade artística
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de abril de 2002
Zeca Corrêa Leite<br>Equipe da Folha 
Curitiba Por que não dar-se ao luxo do ócio? A vida moderna transformou a humanidade numa pilha de nervos as pessoas estão constantemente ligadas em algum tipo de atividade. Falta para a sociedade o saudável relaxamento, aquele não fazer nada sem culpa. Simplesmente deixar o mundo rodar. Uma exposição em cartaz no Centro de Criatividade de Curitiba coloca em foco esse tema, num contexto de esquecida valorização. Sacralidade do Ócio traz obras de três artistas plásticos que durante quatro meses entre dezembro de 2001 e março de 2002 compartilharam o mesmo ateliê e tiveram total liberdade para suas criações.
Iz, Ana Sevla e Marko Molina trabalharam com técnicas diversas, cada qual dentro de sua individualidade, e o resultado desse processo pode ser visto meados deste mês naquele espaço. Estão previstos lançamentos de livro e CD-ROM registrando a experiência.
Ana Sevla é carioca. Em sua produção busca a diversidades de materiais, que por vezes inclui elementos pouco convencionais como o amparo de sons, textos, instalações. A artista participou de individuais como Jogo Poético e a Série Quadros de Botecos, em mostras cíclicas.
Iz tem como marca a reinterpretação de objetos e formas, os suportes modificados pela ação do tempo que adquirem uma linguagem rica e própria. Com Licenciatura em Educação Artística (Desenho) pela Universidade Federal do Paraná, e bacharelado em Artes Cênicas (Cenografia), pela Universidade do Rio de Janeiro, Iz trabalhou para teatro e TV durante vários anos. Tem em seu currículo diversas exposições.
Integrante de coletivas no Brasil e no exterior (México, Cuba, Finlândia, Estados Unidos e Chile), Marko Molina tem obras nos acervos do Museu da Gravura de Curitiba, Casa de Las Américas (Cuba), Tamarind Institute (Novo México USA) e do município de Valparaíso. Formado em Licenciatura em Arte (Pintura), pela Universidad do Chile, estudou Litografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Marko trabalha especialmente com a reintepretação do cotidiano.
Serviço: Sacralidade do Ócio, exposição de três artistas plásticos Iz, Ana Sevla e Marko Molina no Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço). Visitação pública de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h30, sábados e domingos das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Entrada franca.


