Dezembro de 2023 será um mês especial para a memória da cultura londrinense. O Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) vai ganhar um livro, um documentário e uma exposição para comemorar sua trajetória. Implementada em fevereiro de 2003 e reconhecida como inovadora por adotar o financiamento direto para os projetos culturais, a política pública ganha um memorial por iniciativa da própria Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela criação do Programa de Memória Imaterial - Promic 20 ANOS, custeado com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio.


A Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina, cuja própria atuação se viabilizou em grande medida com recursos do programa, foi selecionada em edital e executou o projeto. “O Promic está completando 20 anos de existência num momento muito particular da vida da cultura brasileira, no qual o Ministério da Cultura viabiliza a implantação da Política Nacional Aldir Blanc. A partir do ano que vem, recursos serão transferidos fundo a fundo para os estados e municípios de todo o Brasil, consolidando, dessa maneira, aquele sonho de 20 anos atrás”, contextualiza o secretário municipal da pasta, Bernardo Pellegrini.


A efeméride será celebrada com obras de acesso livre ao público, resultado de pesquisas nos arquivos da secretaria, na imprensa, em trabalhos acadêmicos e em dezenas de depoimentos exclusivos de gestores, produtores e artistas.


“O apoio da comunidade cultural foi fundamental para fazermos deste projeto um marco da memória cultural londrinense no século 21. Muita gente que foi patrocinada pelo programa, assim como a Kinoarte, é muito grata à política cultural e mantém um vínculo afetivo com esta história”, explica o produtor Bruno Gehing, um dos coordenadores do projeto e um dos fundadores da Kinoarte. “De certa forma, fizemos uma coleta de fotos, imagens, documentos e reflexões numa dimensão inédita. Foi edificante articular esta mobilização e entregar à cidade um material que poderá servir de base para outras pesquisas ainda mais profundas”.


O público poderá conferir esta trinca de corpos habitada pela mesma alma - “Vanguarda e Memória – Promic 20 anos” - nesta terça (12). Começa com o lançamento da exposição e do e-book às 18 horas, na Biblioteca Pública. Na sequência, às 20 horas, no Espaço Villa Rica, será exibido o documentário.


“O programa nasceu num momento ímpar da história de Londrina, no primeiro ano de um novo século, de um novo milênio. Nessas duas décadas, ele se estabeleceu como um modelo de fomento à produção cultural. Londrina tem uma tradição e uma produção singulares por conta do financiamento decidido, previsível, ano a ano, viabilizando projetos de todos os matizes, de todas as linguagens, para todos os públicos, de uma maneira democrática, aberta, e que se aprimora, cada ano”, ressalta Pellegrini. “Conforme os problemas vão aparecendo, o Promic consegue dar as respostas para os novos desafios”, avalia.

EXPOSIÇÃO

“Vamos abordar esta trajetória de 20 anos a partir dos investimentos da política pública, através de muitos projetos patrocinados que estão na memória coletiva, com destaque para esta marca consolidada no período, que é a cidade dos festivais”, adianta a artista, pesquisadora e produtora cultural Lua Specian, responsável pela exposição. “Mostrar as múltiplas formas de se fazer cultura e os artistas potentes que temos ajudam o público a compreender com clareza os benefícios de uma política municipal inclusiva”, avalia.

LIVRO DIGITAL


O jornalista Lúcio Flávio Moura, um dos pesquisadores do projeto e responsável pelo texto do e-book, acredita que a implantação, consolidação e aprimoramento de uma política pública destinada a oferecer a cultura como um direito ao cidadão – uma diretriz constitucional muitas vezes ignorada pelos gestores municipais – é motivo de orgulho para os londrinenses.


“Além da relação dos personagens que fizeram e fazem a cena cultural com o Promic e a reflexão dos gestores sobre o modelo, o livro contribui com o esforço de transparência do setor público porque revela números impressionantes sobre a diversidade e a abrangência do programa nestes 20 anos”, antecipa. Após o lançamento, o e-book ficará disponível no kinoarte.org.


Documentário
Exposição aberta e livro lançado, a noite prossegue em grande estilo com a estreia do documentário no Espaço Villa Rica. “O filme irá se debruçar sobre a história da criação do Promic, mas principalmente sobre as histórias de projetos que impactaram e mudaram a vida de milhares de pessoas, além de diversos personagens que fizeram parte desta transformação”, resume Luciano Pascoal, um cineasta que começou seu trabalho com
projetos patrocinados pelo Promic e que assina o roteiro e direção do documentário.


‘Dimensão histórica’
“É uma alegria muito grande estar utilizando essa data para fixar o projeto como uma referência para o Brasil. Num momento em que quase 6 mil municípios do Brasil estão implantando suas políticas municipais de cultura, o Promic serve de referência”, comemora o secretário.


“Então, um documentário vai estar estabelecendo as relações afetivas, os laços simbólicos de pertencimento com todos os personagens, que nessas duas décadas participaram. E esse e-book vai servir como uma referência para outros municípios, outras cidades, que queiram se espelhar nos modelos londrinenses de projetos socioculturais, aqueles que trabalham diretamente com as comunidades, abrindo espaço para todas as linguagens, trazendo a cultura como política pública, uma política que beneficia o cidadão, que democratiza e integra a produção cultural à vida das pessoas, à
vida da cidade”.


Pellegrini conclui: “Teremos um final de ano muito reconfortante, compensador, sabendo que essa memória, que essa história não vai se perder, porque agora ela está ganhando a sua dimensão histórica”.


***
Serviço:
Projeto Vanguarda e Memória – Promic 20 anos Financiado pelo Fundo Municipal do Patrimônio, através do Programa de Memória Imaterial



Exposição
Local: Biblioteca Pública Municipal (Avenida Rio de Janeiro, 413)
Abertura: 12 de dezembro, às 18 horas
Encerramento: 31 de janeiro de 2024
*
E-book
Lançamento: 12 de dezembro, às 18 horas, na Biblioteca Pública
Disponível para download no site kinoarte.org a partir do dia 12 de dezembro
*
Documentário
Estreia: 12 de dezembro, às 20 horas, no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211)
Disponível para acesso no site kinoarte.org a partir do dia 13 de dezembro