Daniel Procópio/DivulgaçãoNildo Rocha Baía, Irina Ratcheva, Sílvia Zambrini e Jussival Rocha dos SantosA temporada 97 do projeto Concertos Matinais prossegue hoje, às 10h30, no Cine-Teatro Ouro Verde, em Londrina, com recital de música de câmara. Estarão se apresentando a oboísta italiana Sílvia Zambrini, o flautista Jussival Rocha dos Santos, o violinista Nildo Rocha Baía, a cravista Rose Ana Carvalho e a pianista Irina Ratcheva. A promoção é do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Londrina, com patrocínio do Consórcio União/Easy Shop, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
No programa estão as obras ‘‘Sonata em Fá Maior para Oboé, Violino e Baixo Contínuo’’, de Handel; ‘‘Quarteto para Flauta, Oboé, Violino e Baixo Contínuo’’, de Telemann; ‘‘Piece para Oboé e Piano’’, de Fauré; ‘‘Choro’’ e ‘‘Luiza’’, de Tom Jobim; e ‘‘Sonata para Oboé e Piano’’, de Poulenc.
Currículos Sílvia Zambrini integrou várias orquestras italianas, como a Sinfônica Ral Milano e Sinfônica Resetum Milano, além da Sinfônica de L’ Accademie de Pontarlier. Atuou como solista em concertos e recitais na Alemanha, Itália, Suíça e Baviera, e integrou vários grupos de música erudita. Entre eles, o Boris Blacher Ansemble Berlim e o Friedrich der Zweite Quartet.
Jussival Rocha dos Santos começou seus estudos musicais em 1982. Em 85 ingressou no Conservatório de Música de Sergipe, como aluno de flauta transversal na classe da professor Ailda Ramos. Em 89 passou a integrar a Orquestra Sinfônica de Sergipe e, desde 90, é o primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel).
O paraense Nildo Rocha Baía iniciou seus estudos de violino na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e frequentou a classe do professor Evgueni Ratchev. Integrou a Orquestra da Câmara do Pará, participando como solista. Em 1995 transferiu-se para a Osuel, onde atua como chefe de naipe de 1º violino.
A londrinense Rose Ana Carvalho é graduada em piano pela Faculdade de Música Mãe de Deus e dedica-se ao cravo desde 1984. Frequentou cursos de extensão com Edmundo Hora, Helena Jank e outros. Fez especialização em cravo na Academie voou Oude Musiek, em Amsterdã. Além de ministrar cursos de Cravo e Prática de Música Antiga, tem se apresentado como cravista em recitais solo e conjuntos de câmara.
Irina Ratcheva é búlgara de nascimento, graduada no Conservatório Superior de Sofia e especialista em Música de Câmara e Acompanhamento pela mesma instituição. Residente no Brasil desde 1988, atuou como professora de piano no Conservatório Carlos Gomes em Belém do Pará. Atualmente é pianista da Osuel, além de desenvolver atividades como solista e camerista.
q Concertos Matinais - Recital de Música de Câmara, hoje, às 10h30, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Entrada franca.

mockup