O teatro em verbetes
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de agosto de 2000
Francelino França De Londrina 
Com 20 anos de atraso, finalmente chega às livrarias a versão brasileira do Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis. Obra de referência indispensável a professores, pesquisadores e estudantes, o livro recebeu tradução de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. O lançamento brasileiro tem a chancela da Editora Perspectiva. A última edição de uma obra do gênero, Dicionário de Teatro, de Luiz Paulo Vasconcellos, de 1984, lançado pela L&PM, não deixou poeira já saiu de catálogo.
Patrice Pavis atua como professor na área teatral da Universidade de Paris, VIII. Aprofunda-se nos estudos sobre teatro intercultural, teoria dramática e a encenação contemporânea. Dicionário de Teatro é fruto de 20 anos de reflexão, pesquisas, experiências pedagógicas e contemplações do espectador. No livro, Pavis dedica-se à definição de um grande número de conceitos de emprego comum para aqueles que praticam, estudam ou ensinam teatro. A obra contempla 506 verbetes (abordando manifestações significativas de toda a história do teatro.
A concepção de Patrice Pavis para esse dicionário inclui também o pensamento crítico sobre essa arte e versa essencialmente sobre a tradição teatral ocidental, de Aristóteles a Bob Wilson. O autor apresenta uma análise textual e cênica por meio de exemplos colhidos no repertório da literatura clássica, assim como das mise-en-scSne contemporâneas.
Pavis optou por um índice temático composto por oito categorias: dramaturgia, texto e o discurso, o ator e a personagem, o gênero e as formas, a encenação, os princípios estruturais e as questões de estética, a recepção do espetáculo e semiologia. Não se pode deixar de observar as referências do teatro francês na escolha de muitos verbetes.
Nas aprofundadas explicações encontradas no livro, o pesquisador mostra o grande poder vital de auto-renovação do teatro, que se molda com o tempo, incorporando inovações estéticas e técnicas, inclusive de outros domínios. Isso permite uma reflexão sobre o teatro e sobre o mundo sobre o qual ele fala.
No verbete corpo, por exemplo, a explicação está fragmentada em seis partes (organismo ou marionete, relé ou material?, linguagem corporal, hierarquização do corpo, imagem do corpo e antropologia do ator). No verbete ator, a abordagem coloca-o como o cerne do acontecimento teatral, como também conceitua o ator como um portador de signos, um cruzamento de informações sobre a história contada.
Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis, Editora Perspectiva, 506 páginas, R$ 55,00.


