O som dos olhos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Marcos Losnak<br> Especial para a Folha2 
Tem gente que, ao olhar para um pintinho, enxerga um futuro frango assado. Tem gente que, ao olhar para o mesmo pintinho, enxerga uma avezinha que não virou ovo frito. Também tem gente que, ao olhar para o pintinho, vê um filhote de galinha, amarelinho e fofinho.
Tem gente que vê aquilo que a maioria das pessoas enxerga. Como também tem gente que enxerga aquilo que quase ninguém vê. Este era o caso de Jonas, um garoto que era capaz de escutar as cores. Um garoto que também era capaz de enxergar o som das palavras e da música.
Em casa, Jonas afirmava que o barulho do telefone era amarelo demais, dizia também que a toalha vermelha da mesa feria seus ouvidos. Falava que o som da flauta era azul e que o latido do cachorro do vizinho era cinza escuro.
Todo mundo achava Jonas meio maluco, tipo lunático de parafuso solto. Mas nenhum médico encontrou algo de anormal no menino. Nem psicólogos, nem professores. Na verdade o menino era apenas uma criança capaz de ouvir o som das cores.
Percebendo o dom do filho, o pai de Jonas teve a idéia de construir um instrumento capaz de transforma sons em cores. Uma maneira de o filho expressar aquilo que sentia e que pouca gente entendia. Criou uma espécie de piano que, em lugar de música, emitia cores.
Um instrumento assim você nunca viu. Na verdade ninguém havia imaginado. Mas foi graças e ele que as pessoas conseguiram entender a maneira de Jonas ver sons e ouvir cores. Mais que entender, aceitar maneiras de ver e ouvir diferentes daquelas que conheciam, diferentes daquelas que estavam acostumadas.
A história de Jonas é narrada pelo escritor francês Massin em O Piano das Cores, obra lançada pela Companhia Editora Nacional. As ilustrações, criadas por Laure, ocupam lugar de destaque na obra. Utilizando recursos gráficos como colagem, bonecos, fotografia, pinturas, reprodução de objetos e outras técnicas, as imagens oferecem uma rica dimensão para a história.
Tem gente que, ao olhar um filhote de galinha, é capaz de enxergar um futuro frango assado, um sobrevivente do ovo frito e outras coisas mais. Como também tem gente que, ao olhar para um pintinho, é capaz de ver um futuro galo cantando ao raiar do dia.
SERVIÇO
- Livro O Piano das Cores, texto de Robert Massin, ilustrações de Laure. Companhia Editora Nacional, tradução de Irami B. Silva, 32 páginas, capa dura, R$ 38,00.


