O passado é uma sombra que sempre nos acompanha. Quando estamos no sol é visível, quando estamos na chuva permanece oculto. Não interessa onde estamos ou para aonde vamos, ele sempre nos segue. Em alguns casos, nos persegue.
A sombra do passado é visitada em dois espetáculos solos do Odin Teatret apresentados no Filo/99. Em ‘‘Blanca Como el Jasmin’’ a atriz Iben Nagel Rasmussen percorre o passado das montagens realizadas ao longo dos anos, bem como seu passado pessoal, sua infância, para compor uma memória musical. Em ‘‘Las Mariposas de Do¤a Música’’, a atriz Júlia Varley percorre o passado de um personagem, de sua formação até o esmaecer das fronteiras que delineiam criador e criatura.
Em ‘‘Blanca Como el Jasmin’’, Iben Nagel Rasmussen narra, de maneira direta, através da música, sua autobiografia auditiva. Passeia sentimentalmente pela própria memória para compor um testemunho de sua arte. O som, no caso a voz humana, antecede a articulação de palavras, da língua. Traz dentro de si toda uma gama de sentimento que não necessita da linguística para ser comunicativa. Não se chora com palavras, chora-se com lágrimas e gemidos. Memória não é palavra - ela pode ser expressa através de palavras, mas as palavras não são, em si, a memória.
Em ‘‘Las Mariposas de Do¤a Música’’ a memória celular de um personagem de outro espetáculo passa a habitar o corpo e a arte do ator. Como todo personagem necessita da existência do ator para se tornar manifesto alguns papéis se confundem: o personagem pode ser uma manifestação do ator e o ator pode ser uma manifestação do personagem.
Utilizando informações da física moderna oferecidas pela obra de Fritjof Capra (‘‘O Tao da Física’’) Júlia Varley estabelece relações entre o trabalho de criação de determinado personagem pelo ator e os fenômenos físicos que ocorrem em escala micro e macro. A incerteza e indeterminação de partículas estende-se para o mundo das artes. Nesse contexto a atitude do ator estaria na tentativa de ‘‘ordenar’’ esteticamente o caos.
Tanto ‘‘Blanca Como el Jasmin’’ como ‘‘Las Mariposas de Do¤a Música’’ estão estruturados em referências teatrais do próprio Odin Teatret. São trabalhos que se nutrem de outros trabalhos.
Em ‘‘Blanca Como el Jasmin’’ há Iben no palco, não há personagem. Em ‘‘Las Mariposas de Do¤a Música’’ há, no palco, personagem com alguns elementos de Júlia. Um é testemunho, outro é espetáculo.

mockup