O show "Mulheres em Trânsito", que estreou em julho em Londrina, volta ao palco na próxima quinta-feira (12), em apresentação única no Bar Valentino. Idealizado pela cantora Raquel Palma - com as cantoras convidadas Silvia Borba e Edna Aguiar - o show faz uma abordagem musical das suas alegrias e angústias como mulher, apontando para a diversidade de seus caminhos como mãe, artista, neurodivergente e candomblecista.

LEIA TAMBÉM:

Mulheres conquistam a visibilidade na literatura

Para refletir toda essa experiência, o show transborda para os rótulos pesados que são aplicados às mulheres, desde mansas complacentes a raivosas inconvenientes, obrigando-as a se desviarem dessas tabuletas para seguirem seus próprios caminhos.

O repertório traz músicas emblemáticas como "Atiraste uma Pedra" (Herivelto Martins), "Víbora" (Tulipa Ruiz) , Summertime (Nina Simone), Milagreiro (Djavan) e "Mulher Barriguda" (Secos & Molhados). Conta ainda com uma música autoral de Raquel Palma e Cau Russo que foi criada para o documentário "O Silêncio das Rosas", que trata das questões de gênero e da violência contra a mulher, produzido em Maringá por Elton Oliveira.

"Mudei o nome da música para 'Árido", pensando numa forma menos romantizada de falar sobre a mulher," diz Raquel, que já tem uma trajetória consolidada como artista.

Em 2014, ela estreou musicalmente como vocalista do grupo Abacate Contemporâneo com um repertório que resgatava, especialmente, preciosidades de Itamar Assumpção e da Vanguarda Paulista, movimento que aconteceu em São Paulo entre 1979 e 1985. Depois, fez shows intimistas com o irmão Rafael Fuca ao violão, mas diz que fazer um show com abordagem sobre a sua experiência como mulher era um sonho antigo: "pensava nisso desde a infância", diz.

Formada em Artes Cênicas pela UEL, Raquel ainda utiliza outras linguagens em seus shows performáticos, nos quais inclui poemas, instalações, paisagens sonoras.

Edna Aguiar e Sílvia Borba participam do show no Bar Valentino cantando duas músicas cada uma, e depois se juntam à Raquel para cantarem todas juntas

Produzido inicialmente através do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura ), o show agora volta ao palco de forma independente.

Raquel Palma, Silvia Borba e Edna Aguiar fazem o show 'Mulheres em Trânsito' em apresentação única nesta quinta-feira (12)
Raquel Palma, Silvia Borba e Edna Aguiar fazem o show 'Mulheres em Trânsito' em apresentação única nesta quinta-feira (12) | Foto: 09-10-2023 Mulheres em Trânsito

SERVIÇO:

Mulheres em Trânsito - show com raquel Palma, Silvia Borba e Edna Aguiar

Local: Bar Valentino (rua Prefeito Faria Lima, 486) em Londrina

Quando: quinta-feira (12), a partir das 20h

Ingressos: R$ 15,00

Classificação Indicativa: Livre

*

Criação, roteiro e intérprete: Raquel Palma

Cantoras convidadas: Edna Aguiar e Silvia Borba

Direção musical: Diogo Burka

Músicos:

Cordas: Diogo Burka e Gustavo Gorla

Teclado: Diogo Burka

Percussão: André Coudeiro

Figurino: Bianca Baggio

Arte Gráfica: Daniele Stegman

Agradecimento Projeto "O corpo como Princípio: Afrografias" e Fábio Farinha