O evento “O Samba continua no Hugo Simas” vai abrir nesta quinta-feira (20), às 8h, a Semana Pedagógica do colégio. A apresentação, que também acontecerá na sexta (21), faz parte da programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (43º FIML), que teve como “sede oficial” o colégio entre os dias 08 e 16 de julho.

Segundo a professora Michelle Maia Mendonça, diretora do Hugo Sima, serão dois dias de Estudo e Planejamento com os professores, antes do retorno dos alunos às aulas, que terão início na segunda-feira (24). “Para darmos início a esses estudos com muita disposição e alegria, teremos a oficina de Samba. O colégio mantém parceria com o Festival de Música de Londrina há anos, parceria esta, que só tem a acrescentar a todos os envolvidos”, diz a diretora.

O professor do festival, o músico e cantor Paulo Vitor Poloni ministra a Oficina “Corpo e Voz”, uma vivência prática para explorar ritmos e afinação. “Nesta vivência vamos investigar as regiões da voz – graves, médios e agudos – e onde se localizam no corpo. Vamos trabalhar como acessar essas regiões e também organizar a parte rítmica”, explica ele.

Paulo Vitor mescla exercícios teatrais, expressão corporal e o Método d’O Passo”, criado por Lucas Ciavatta em 1996 e que tem como princípios inclusão e autonomia. O Passo entende o fazer musical como um fenômeno indissociável do corpo, da imaginação, do grupo e da cultura.