DivulgaçãoGisela Nogueira e Gustavo
Costa: belos arranjos
em repertório competenteA viola de arame era um instrumento cultuado pela corte portuguesa, no início do século 18. Sua popularidade se estendeu até o Brasil - dizem que Gregório de Mattos era bom violeiro, compunha lundus (ritmo de origem afro, o popular batucão) e se acompanhava ao declamar. O instrumento entrou em decadência no século 19, refugiando-se na zona rural, onde deu origem à viola caipira.
Uma peça de museu. Esse seria o destino da viola de arame, não fosse a iniciativa de Gisela Nogueira, que está lançando o álbum ‘‘Tocata Brasileira para Pinho e Arame’’, também pelo selo do Centro Popular de Cultura da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de São Paulo - CPC-Umes.
No álbum, a viola de arame - que possui 12 cordas - é tocada por Gisela Nogueira, que quando estudava violão, foi aconselhada por Anna Maria Kieffer a transitar para a viola de arame. Gisela se tornou a maior especialista brasileira no instrumento - se é que existem outros.
A instrumentista é acompanhada pelo violão competente de Gustavo Costa, uma das surpresas do CD, trabalhando bem os arranjos e solando com segurança. O repertório não se limitou às melodias do século 18. Gisela e Gustavo preferiram escolher composições de um momento em que a viola chegou a fazer parte das rodas de choro na virada do século, com destaque para ‘‘Atraente’’ e ‘‘Gaúcho’’, de Chiquinha Gonzaga, e ‘‘Henriette’’, de Ernesto Nazareth.
As outras músicas privilegiam compositores mais atuais, como Garoto, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha e Radamés Gnattali. A dupla incluiu a suíte ‘‘Retratos’’, de Gnattali, na qual o compositor faz homenagens a Pixinguinha, Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. A suíte foi escrita, originalmente, para dois violões, mas os arranjos foram adaptados para a viola de arame. Um repertório com músicas de primeiro time.
Vale ressaltar que esta é a primeira gravação da viola de arame com repertório quase todo contemporâneo. O álbum é, portanto, mais que um resgate. Gisela Nogueira mostra que o instrumento pode conquistar espaço na atualidade, ao invés de se tornar definitivamente uma curiosidade histórica.
‘‘Tocata Brasileira para Pinho e Arame’’ será lançado juntamente com ‘‘Brasil, Acordeon’’, de Cézar do Acordeon, hoje às 19h30, no Mirage Music, em São Paulo.(R.P)

mockup