'O Quinto dos infernos' termina com boa audiência
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de março de 2002
Janaína Nunes Agência Folha 
Depois de receber enxurradas de críticas por satirizar parte da história do Brasil, Carlos Lombardi termina a minissérie O Quinto dos Infernos com boa audiência, gosto de vingança e em ritmo de folia.
Se não foi o melhor ibope, pelo menos, não foi um fiasco. Com 23 pontos de média e indo ao ar por vezes depois da meia-noite, O Quinto é a segunda minissérie de maior audiência da Globo, depois de A Muralha (2000), que teve 29 pontos. A primeira foi Presença de Anita (2001), com 30 pontos de média.
As críticas foram apressadas ou no mínimo preconceituosas. A história de que a minissérie apelou para peitos me parece muita velha, mas todo mundo relaxou e viu que o que apresentamos ao público foi um biscoito gostoso, sofisticado e para quase todo mundo irresistível, disse Lombardi.
O horário oscilante e tardio permitiu que fossem ao ar cenas bem picantes, mas para o autor, atrapalhou. Se tivesse entrado no horário permitido, teria mais audiência. Podem existir vários períodos da história que possam virar tema de série, mas não tenho nenhum na cabeça - acrescentou.


