Um livrinho sensação começa a chegar às livrarias, depois de um lançamento relâmpago e uma edição esgotada no ano passado. ‘‘Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas’’, em formato de bolso, idealizado e fotografado por Everton Ballardin e Marcelo Zocchio, surpreendeu até mesmo a editora DBA, pelo sucesso nas vendas.
O livro reúne 50 expressões não regionais, presentes no inconsciente coletivo do brasileiro, e que, certamente, dão o molho saboroso ao nosso idioma. Expressões como tirar água do joelho, descascar abacaxi, entrar pelo cano, entre outras, foram transformadas em imagens fotográficas. Os autores elegeram o humor como viés. ‘‘Algumas expressões não funcionam visualmente. Cair como uma luva, cair a ficha ou rodar a baiana, por exemplo, não oferecem um resultado visual bom’’, disse Everton Ballardin, por telefone, à Folha2. ‘‘A idéia é chegar à essência de cada expressão’’, prossegue.
A sacada do livro são as imagens em forma de charadas, pois o significado fica no verso de cada página. As fotos desse primeiro volume são de estúdio. Tanto a concepção editorial, como o projeto gráfico primam pelo tratamento sóbrio, trazendo somente informações visuais necessárias para passar a idéia. ‘‘Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas’’ deve ter continuação, pois Everton e Marcelo reuniram material para mais dois livros. Dentre as expressões que podem entrar nos próximos livros estão ‘‘chutar o pau da barraca’’ e ‘‘segurar uma onda’’. Os autores colocaram um site do livro na Internet: www.pequenodicionario.com.br.

mockup