Depois de passar por Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com estádios lotados para os shows da turnê Got Back, Paul McCartney desembarca em Curitiba nesta quarta-feira (13) para se apresentar no Estádio Couto Pereira. Quem viu McCartney brincar com as gírias de cada capital por onde passou, fica pensando qual será a surpresa para os curitibanos.

LEIA TAMBÉM:

Paul McCartney fará shows com 39 músicas, além do bis

Paul McCartney encanta Minas Gerais com "mineirês" e Milton Nascimento

Em Belo Horizonte ele falou "trem bom" e "uai"; em São Paulo disse "boa noite, mano", "galera" e "o pai tá on", expressão que se popularizou na internet nos útimos anos. E em Curitiba, será que Paul vai dizer "piá" ou "guria" num português cheio de sotaque?

No shows no Allianz Parque, em São Paulo, no último domingo (10), além de cativar o público com gírias, o ex-beatle mostrou uma performance invejável com a banda que conta com os guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray, o tecladista e multi-instrumentista Paul “Wix” Wickens, além do baterista Abe Laboriel Jr, um músico fora de série, capaz de também levantar o público com brincadeiras cheias de humor. Soma-se ao quinteto, um trio de metais que dá um peso especial ao som da banda, principalmente segurando os hits sinfônicos da "era Beatles."

Paul McCartney: performance invejável num show de cerca de três horas, com direito a bis
Paul McCartney: performance invejável num show de cerca de três horas, com direito a bis | Foto: Celia Musilli

Sob uma chuva torrencial, quem estava na pista do Allianz Parque no show de domingo não arredou pé e continuou dançando por cerca de três horas. Nas arquibancadas, uma plateia alegre em espaços abertos ou cobertos, caso das cadeiras superiores, se levantava ao primeiro acorde de cada música conhecida, um desfile de hits que teve Day Tripper, Get Back, Let It Be, Something, além de outros, entre os mais aplaudidos. O momento de puro rock'n roll aconteceu com Helter Stelker, do lendário Álbum Branco, quando luzes vermelhas formaram um labirinto agressivo de composições geométricas provocando um efeito visual arrasador. A plateia também delirou com a queima de fogos e a iluminação especial em vários momentos. A produção do show é monumental, com um álbum de retratos dos quatro beatles e da carreira solo de McCartney enchendo a mente do público de lembranças.

Os destaques, num show que envolve tanto pela apresentação do ídolo quanto pelas reações da plateia, ficam para as imagens de John Lennon e George Harrison projetadas nos telões numa representação sensível das memórias, em duetos simulados com o próprio Paul. A atriz Natalie Portman também aparece em imagem gigante projetada no momento em que a banda toca My Valentine, que McCartney dedicou à sua esposa Nancy Schevell, que está com ele no Brasil.

SERÁ A ÚLTIMA TURNÊ?

Há rumores de que as filhas mais velhas de Paul McCartney, Stella e Mary, também estarão no show de encerramento da turnê no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado (16). Também cogitam que Ringo Starr estará presente e, ampliando ainda mais os rumores, dizem que a turnê poderá ser anunciada no Rio como a última da carreira de Paul McCartney nos palcos. A previsão é que o ex-beatle deverá anunciar sua "aposentadoria" dos shows, continuando com outros projetos musicais. Resta esperar para ver.

Até lá, fica para Curitiba a emoção de ver ao vivo, talvez pela última vez nos palcos, a lenda que está com 81 anos e ainda faz shows que levantam públicos gigantescos nos estádios com uma energia que deixa sem fôlego quem está assistindo, enquanto anuncia mais uma música de uma setlist inesquecível.

Allianz Parque lotado para o show eletrizante de Paul McCartney no último domingo (10), em São Paulo
Allianz Parque lotado para o show eletrizante de Paul McCartney no último domingo (10), em São Paulo | Foto: Célia Musilli