Jonatas Faro mudou de status na Globo. Depois de estrear há dois anos na pele do pestinha Peralta em ''Malhação'', o ator amadureceu e sentiu o reflexo desse processo em seu papel. Afinal, Peralta, um dos personagens que mais aprontavam na novela adolescente, cresceu. Deixou para trás suas peraltices para se concentrar no trabalho e até subir ao altar com a namorada Yasmim, de Mariana Rios.
Para o ator niteroiense, que completa 22 anos amanhã, a vida começou a mudar mesmo depois que tirou terceiro lugar na ''Dança dos Famosos'', no Domingão do Faustão. A repercussão influenciou na carreira de Jonatas, que só fica até o final deste ano em ''Malhação''. Seus próximos planos são atuar em uma novela que estreia no próximo ano na emissora, ainda em segredo. ''Agora não vou fazer apenas um cara bonitinho, mas um papel com densidade. Já estou escalado para uma novela, mas ainda não posso falar'', desconversa.
Na verdade, a velocidade com que os convites têm acontecido na carreira de Jonatas impressiona o ator. Há pouco mais de três anos, ele estava na Flórida tentando juntar dinheiro. Trabalhou como guardador de carros, manobrista e garçom. Até que foi visto no aeroporto pelo dono de uma agência de modelos de New York, que o convidou para posar para algumas fotos. Bastou para que Jonatas passasse três meses em Manhattan, desfilando e posando para catálogos. ''Sempre me virei. Nunca fiquei esperando as coisas acontecerem. Mas as pessoas também gostavam de mim e me chamavam'', observa.
Jonatas está agora no momento mais significativo de sua carreira. Além da projeção de um papel mais embasado na Globo em 2010, o ator conseguiu passar em primeiro lugar para viver um dos papéis de maior destaque no musical ''Hairspray'', que está em cartaz no Rio. O ator sempre praticou esportes, como natação, corrida e judô, mas ainda não possuía intimidade com a dança. Pouco tempo depois, os ensaios da ''Dança dos Famosos'' acabaram ajudando o ator a decorar as coreografias com mais facilidade. Além disso, ele começou a seguir as orientações do diretor do musical, Miguel Falabella, para ganhar resistência para a peça e já planeja fazer aulas de sapateado para futuros musicais. ''O Miguel me ensinou a cantar enquanto estou correndo na praia. Isso melhora minha capacidade respiratória. Me traz resistência e agilidade na hora da peça'', explica o ator.

mockup