Um documentário inédito sobre Carlos Drummond de Andrade vai ao ar hoje, às 21 horas, pela TV Cultura. É a primeira parte de ‘‘Poeta de Sete Faces’’, cujo segundo bloco será exibido no próximo sábado. Com direção de Paulo Thiago, o programa mergulha no vasto universo do autor mineiro misturando imagens de arquivo e depoimentos.
  Seus poemas aparecem ora encenados, ora declamados, por grandes nomes da teledramaturgia e do teatro como Paulo Autran, Paulo José, Othon Bastos, Zezé Motta, Tônia Carrero e Cláudio Mamberti. O ator Carlos Gregório interpreta Drummond adulto, personagem que permeia toda a narrativa. A trajetória do poeta é contada desde seu nascimento em Itabira (MG), no dia 31 de outubro de 1902, até sua morte, em 1987.
  A biografia, contudo, faz apenas pano de fundo para seu percurso poético e para recapitular a história do país. Rica em imagens, a produção é repleta também de depoimentos, todos exaltando a obra do homenageado. Entre os presentes figuram Ferreira Gullar, Adélia Prado, Luis Costa Lima, Benedito Nunes, Afonso Romano de Sant’Anna e Mário Chamie.
  Do baú, o cineasta recupera imagens raras, como uma cena de Drummond ao lado do ex-ministro Gustavo Capanema e Roquette Pinto, além de uma entrevista com o próprio poeta, feita em 1984. A música é outro caminho utilizado por Paulo Thiago para traduzir a complexidade de seus versos e de suas diferentes fases poéticas.
  O poema ‘‘Telegrama’’, por exemplo, é interpretado pela Companhia Itabirana de Teatro. O conhecido ‘‘E Agora, José?’’ ganha nova força com a interpretação do Coral Calíope, sob regência do maestro Júlio Moretzsohn. Samuel Rosa, vocalista da banda pop Skank, traz ‘‘Poema de Sete Faces’’, musicado por Túlio Mourão.
  O documentário estreou nas telas de cinema na Mostra de Tiradentes (MG), no ano passado, e depois participou da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Agora, na TV Cultura, foi dividida em duas partes – a segunda será exibida no próximo sábado, também às 21 horas.