Tudo começa com uma menininha acabrunhada. Uma garotinha solitária, encolhida em um canto.

Tudo se transforma quando ela percebe que existe um objeto inesperado ao seu lado. Um objeto que reflete fielmente todos os movimentos que ela executa. Reproduz todas as caretas que cria.

Em um primeiro momento, a garotinha fica desconfiada. Como aquela coisa consegue fazer uma menina igual a ela? Como aquela coisa consegue fazer tudo o que ela faz? Como consegue fazer tudo igualzinho?

.
. | Foto: Suzy Lee/ Reprodução

Essa pequena menina é a personagem principal de “Espelho”, obra infantil da ilustradora Suzy Lee que a editora Companhia das Letrinhas coloca nas livrarias no próximo mês de maio.

Trata-se do terceiro volume da trilogia da autora sul-coreana especialista em criar surpreendentes livros-imagem. Obras que, fazendo o uso somente de imagens sequenciais, sem uma única palavra, conseguem sintetizar magistralmente sentimentos e sensações do universo infantil.

Em “Espelho”, a garotinha tem contato, pela primeira vez, com um espelho e faz do objeto uma alegre brincadeira. Um encontro tão intenso que a menina e seu reflexo tornam-se uma coisa só.

Suzy Lee, em “Espelho”, constrói um jogo de imagens utilizando o próprio objeto-livro como parte da narrativa. As páginas da esquerda e da direita do livro reproduzem o mecanismo do reflexo dos espelhos.

E quando o corpo e a imagem do corpo tornam-se uma coisa só, a imagem refletida no espelho ganha autonomia. Começa a contrariar a vontade da menina. Não reproduz mais fielmente os movimentos da garota, conquista vontade própria para executar seus próprios movimentos.

Contrariada, a garotinha começa a ficar emburrada e irritada com sua própria imagem no espelho que não segue mais suas ordens e vontades. E, numa atitude impulsiva, acaba quebrando o espelho. Então tudo volta ao começo, com um uma menininha acabrunhada e encolhida em um canto.

.
. | Foto: Suzy Lee/ Reprodução

Serviço:

“Espelho”

Autora – Suzy Lee

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 52 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90