Depois de apresentar no período de um mês festivais do cinema francês, espanhol e polonês, a Cinemateca de Curitiba inicia hoje a mostra ‘‘Novo Cinema Italiano’’, que inclui seis filmes, um deles inédito no Brasil. Para o próximo mês, já está agendada a exibição de uma mostra do cinema japonês. Os festivais são abertos ao público, com entrada gratuita.
O coordenador da Cinemateca, Paulo Biscaia Filho, explica que a sequência de mostras é uma feliz coincidência. ‘‘Os consulados começaram a nos procurar para as exibições’’, conta. O Consulado Geral da Itália, por exemplo, já estava negociando desde o ano passado com a Fundação Cultural de Curitiba.
Biscaia comenta que esta é uma forma ideal de parceria, já que permite à Cinemateca uma boa programação, sem grandes custos. ‘‘Temos mantido a casa cheia em todas as mostras’’, diz ele. A média de público por festival tem sido de 900 pessoas.
Os filmes que serão exibidos na mostra que inicia hoje não eram originalmente legendados, mas ganharam legendas eletrônicas para a exibição em Curitiba. Biscaia acredita que o filme que deverá mais agradar ao público é ‘‘Você Ri’’ (‘‘Tu Ridi’’), a mais recente produção dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. A película estará na tela da Cinemateca neste sábado, às 20h30 e na quarta, às 18h.
Na Roma dos anos 30, Felice é um ex-barítono afastado da ópera por problemas cardíacos. Frustrado, ele exerce uma função burocrático no Teatro da Ópera. O filme ‘‘Você Ri’’ é inspirado em personagens de Luigi Pirandello e contam histórias que se entrelaçam, falando da violência da Sicília hoje e no passado.
A mostra será inaugurada hoje, às 18h, com ‘‘Árvore das Peras’’ (L’Alebero Delle Pere). O filme foi produzido em 1988, por Francesca Archibugi e fala de uma adolescente de 14 anos, filha de pais separados, que vive em Roma com a mãe. A produção será reapresentada às 20h30 na quarta-feira.
O festival de filmes italianos apresentará também o recente trabalho do cineasta Marco Risi, ‘‘O Último Ano Novo’’ (L’Ultimo Capodano), que será exibido hoje às 20h30 e na terça às 18h. O filme se passa numa noite de Ano Novo, em que um crime marca a festa.
Amanhã, às 18h, entra em cartaz ‘‘Rosas e Pistolas’’ (Rose e Pistole), realizado no ano passado por Carla Apuzzo. Trata-se de uma comédia noir sobre um casal que se envolve com a máfia napolitana. O filme será exibido também no domingo, às 20h30.
Na segunda sessão de amanhã, a mostra trará ‘‘Radio Flexa’’ (Radiofreccia), de Luciano Ligabue, que será exibido também no domingo, às 18h. Lançado em 1998, o filme mostra a última transmissão de uma rádio. A história da emissora se confunde com a vida de um grupo de amigos.
Para encerrar a programação da mostra, a Cinemateca exibirá ainda o filme ‘‘Encontros Proibidos’’ (Incontri Proibiti), produzido no ano passado por Alberto Sordi. A obra narra os conflitos de um triângulo amoroso entre um engenheiro romano, sua noiva e a mulher que ele conhece numa viagem de trem. As exibições acontecerão no sábado, às 18h, e na terça, às 20h30.

mockup