Zeca Corrêa Leite
De Curitiba
O grupo Accademia Bizantina abre hoje, em Curitiba, o primeiro concerto da série Latina 2000. Trata-se de uma parceria entre Secretaria Estadual de Cultura e Governo da Itália
Um dos projetos artísticos mais importantes desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Cultura neste ano começa hoje, no Canal da Música, em Curitiba, com o concerto da Accademia Bizantina, grupo italiano de música barroca que faz uma única apresentação. Com este espetáculo abre-se a série Latina 2000, projeto desenvolvido pelo governo da Itália em conjunto com a Secretaria da Cultura.
A iniciativa partiu dos italianos que direcionaram para o Sul do continente uma série de turnês milionárias, pela qualidade dos seus artistas. Parte da nata da música clássica italiana virá se apresentar em quatro cidades brasileiras onde é grande a concentração de italianos: Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. O projeto, com apresentações mensais, prossegue até outubro.
O Canal da Música receberá nesse período, além da Accademia Bizantina, respectivamente o Trio Johannes, o pianista Andrea Bacchetti, Concerto Italiano, Duo Ilaria Cusano/Roberto Arosio, Europa Galante, Un Petit Train, Quinteto Bibiena e Pietro de Maria. Segundo o maestro Osvaldo Colarusso este conjunto de atrações permitirá ao público ter praticamente toda a história da música, das mais antigas às recentes. ‘‘Vale ressaltar que isso se dará dentro de uma qualidade ímpar’’, frisou.
Latina 2000 é resultado da conjugação de esforços entre o Ministério de Assuntos Exteriores, Ministério de Bens e Atividades Culturais e do Comitato Nazionale Italiano Musica (Cidim). O objetivo principal do evento é criar laços com os países onde se evidencia a presença de imigrantes italianos. O ministro de Assuntos Exteriores, Lamberto Dini, lembrou que a música ‘‘como expressão universal de comunicação sempre tem sido uum elemento importante de nossa cultura, capaz de abrir qualquer porta e superar todo tipo de barreiras’’.
Giovanna Melandri, ministra de Bens e Atividades Culturais, observou que a iniciativa do projeto permite exportar ‘‘nossa tradição musical em alguns países da América Latina’’. Não só o Brasil está sendo agraciado com o Latina 2000. Ele se estendeu também à Argentina, Chile e Uruguai.