Equipamento que permite a gravação e a repetição infinita de sons, o pedal de loop ganhou destaque em meio aos instrumentos de percussão preferidos do músico paranaense Fernando Lobo. O aparelho comumente utilizado para explorar sonoridades modernas tem sido usado pelo percussionista para fazer um link com rituais ancestrais praticados por tribos indígenas e pelo candomblé. Detalhes desta experiência musical serão compartilhados com o público local durante o bate-papo “O Lopp e o Sagrado”, atividade do projeto Café com Quê?, que o Sesc Cadeião Cultural promove nesta quinta-feira (21), às 19h30, com entrada franca.

Fernando Lobo: “A repetição de várias camadas de sons gravados com o pedal de loop leva o ouvinte a um êxtase similar ao dos sons de tambores dos ritos indígenas e do candomblé”
Fernando Lobo: “A repetição de várias camadas de sons gravados com o pedal de loop leva o ouvinte a um êxtase similar ao dos sons de tambores dos ritos indígenas e do candomblé” | Foto: Divulgação

“Falarei sobre estas duas estéticas musicais que parecem tão distintas que são os rituais sagrados e o universo dos lopps, samples e beats. Percebi que a repetição de várias camadas de vozes e sons gravados com o pedal de loop é capaz de levar o ouvinte a um estado de êxtase similar aos sons de tambores que são repetidos incessantemente nos ritos indígenas e do candomblé”, diz Lobo.

Nascido no litoral paranaense, o percussionista conta que a aproximação com o loop aconteceu há cerca de dez anos. “O equipamento surgiu com força nos Estados Unidos e aos poucos foi difundido no mundo todo. É uma opção para artistas que fazem performance e precisam reduzir gastos com banda e transporte de instrumentos durante viagens”, ressalta.

Um dos finalistas da etapa brasileira do Concurso Boss Loop Contest 2010, Lobo convida músicos e outros artistas locais para participar do bate-papo que será comandado por ele no Sesc Cadeião Cultural. “Sugiro que as pessoas levem seus instrumentos para que a gente faça demonstrações de como são feitas as gravações em loop. Mas a conversa é aberta ao público geral”, diz Lobo que é autor do livro "Somos Som – Música Percussiva Brasileira, lançado em 2016 em parceria com a percussionista Simone Sou.

Serviço:

Café com Quê? - “Loop e o Sagrado”, com Fernando Lobo

Quando – Quinta-feira (21), às 19h30

Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)

Entrada gratuita