O lado autoral de Ivo Pessoa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Nelson Sato <br> Reportagem Local 
Músico londrinense de projeção nacional, o cantor e compositor Ivo Pessoa está lançando uma compilação de canções autorais intitulada ''Arquivo Pessoal''.
O CD não foi colocado à venda em lojas, mas pode ser adquirido pelas mãos do próprio artista durante os shows de divulgação que tem feito pela cidade, como o que ele faz hoje, às 19h30, no BarZera, no Ecomercado Palhano.
''A vitrine nacional me lançou como intérprete. Agora quero me apresentar como compositor'', diz. A vitrine, no caso, foi o programa ''Fama'' (TV Globo) do qual participou em 2004 e que teve como desdobramento sua mudança para o Rio de Janeiro, onde morou por cinco anos.
Ele explica que a coletânea reúne 21 temas pinçados dos CDs ''Beco'' (2005), ''Ivo Pessoa'' (2005) e ''Olha dentro dos meus olhos'' (2009). O detalhe é que todas as músicas trazem a sua assinatura, à exceção de uma, de autoria de Wilmar Cirino e Selvo Júnior.
O citado CD ''Beco'', na verdade, não consta de sua discografia. Foi gravado pela banda homônima, fundada por Jack Fontes (já falecido) e que contou com músicos como Bruka Lopes, Fernando Stelzer e Kadu Guariente em sua formação.
Ivo é autor da canção de abertura, ''Sete Vidas Fáceis'', que se tornou faixa de trabalho do CD. ''Cantá-la me dá muita alegria, especialmente quando noto a presença de algumas pessoas que acompanhavam a banda nos anos 90 na plateia de meus shows'', assinala.
Ele destaca que a compilação reúne gravações feitas em diferentes estúdios, desde o Toca do Bandido, do produtor Tom Capone, ao lendário estúdio da Som Livre, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro; além do estúdio londrinense WF. O repertório inclui baladas, blues e jazz.
Embora predominantemente autoral, o show de hoje embute uma versão personalizada para uma canção de Tom Jobim e algumas outras. Ele se apresenta sozinho ao violão. ''Toco um instrumento híbrido, com dois captadores, um localizado perto do braço (para extrair o som de guitarra semi-acústica) e outro no cavalete (para o violão). O resultado é um som espetacular, fora de série'', assinala.
Paralelamente ao show de repertório autoral, Ivo conta que mantém a agenda aberta para o show de seu CD-DVD ''História das Novelas'', só com temas de novelas. Entre os planos para 2012, está a gravação de um novo CD de músicas próprias, desta vez só com inéditas. A intenção é viabilizá-lo através da Lei Rouanet, mecanismo de incentivo federal à cultura que permite a empresas e pessoas aplicarem uma parte do imposto de renda devido em projetos culturais.
Serviço:
- Show de Ivo Pessoa
Quando - Hoje às 19h30
Onde - BarZera! (Ecomercado Palhano - Rua João Huss, 74), em Londrina
Couvert - R$ 3
Reservas e informações - (43) 3037-4040


