Simone Mattos
De Curitiba
Os músicos Glauco Solter, Mário Conde e Helinho Brandão se apresentam hoje, no Bar Valentino, em Londrina, dentro do projeto ‘‘Paraná-Jazz-Tour’’. Turnê vai passar também por Cascavel, Maringá e Paranaguá
Com a proposta de levar a boa música instrumental às cidades paranaenses, hoje à noite, os músicos Glauco Solter, Mário Conde e Helinho Brandão iniciam a sua ‘‘Paraná-Jazz-Tour’’, com um show em Londrina. Na sequência, a turnê segue para Cascavel, Maringá e Paranaguá.
Os três artistas, que se consideram ‘‘naturalizados curitibanos’’, pretendem divulgar seus trabalhos como instrumentistas e intérpretes de grandes mestres internacionais e nacionais do jazz. Com performances ao vivo, eles apresentarão clássicos imortalizados por ídolos como Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal.
O baixista Glauco Solter acabou de retornar dos Estados Unidos, onde aprofundou seus estudos de jazz na conceituada Berklee School, em Boston. Atravessando uma fase de poucas composições e muito estudo, ele comenta que a importância de levar a música instrumental para todo o Estado é ‘‘atingir pessoas que talvez nem tenham tido a oportunidade de conhecê-la’’.
Ao seu lado, hoje à noite, estará o baterista Belmiro Jorge, além do saxofonista Helinho Brandão e do guitarrista Mário Conde. Na apresentação que acontecerá amanhã e sábado em Cascavel, o convidado especial será o baterista Robertinho Silva.
‘‘Nosso show é marcado pelo improviso, pelo inesperado’’, antecipa Glauco. Para ele, o público tem sua importância porque ‘‘atua como um verdadeiro espelho’’, indicando para onde o show deve ir. ‘‘Quando recebemos aplausos, nos alimentamos. É como se fosse uma música que o público compõe e nos entrega’’, diz ele.
• O ‘‘Paraná-Jazz-Tour’’, com os músicos Glauco Solter, Mário Conde e Helinho Brandão, estará hoje em Londrina, às 21 horas, no Bar Valentino. Nos dias 13 e 14 a turnê estará em Cascavel, no Bar Stone House. A apresentação em Maringá acontecerá no dia 18, no Teatro da Universidade; e em Paranaguá no dia 21, no Bar Pedra Lascada.

mockup