ReproduçãoSolda é um dos paranaenses que participam da Bienal do HumorAberta na noite de sábado, prossegue até 10 de novembro no Museu de Arte de Cascavel a 3ª Bienal de Humor do Mercosul. A mostra reúne trabalhos de artistas gráficos de países que formam o Mercado Comum do Sul. A cidade tem procurado estender a integração além do aspecto econômico estabelecido no tratado entre os países, e as áreas cultural e educacional foram eleitas como prioritárias.
A Bienal é organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e uma publicação especializada de Posadas, capital da Província de Misiones, na Argentina. Estão expostas criações de 42 artistas, dos quais 21 brasileiros, 18 argentinos e três paraguaios, cada um com dez cartuns, tiras ou histórias em quadrinhos.
Depois de Cascavel a mostra irá a Foz do Iguaçu, Curitiba, Joinville (SC), Piracicaba (SP), São Paulo (SP) e Rio (RJ), e posteriormente Assunção (Paraguai). O encerramento da Bienal será em Havana (Cuba).
Os paranaenses que participam são Damasceno, Jair e Arivonil (Cascavel) e os curitibanos Solda, Paixão e Pryscila. Os outros brasileiros são de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Fortaleza. A mostra tem apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Núcleo da Secretaria de Estado da Cultura.