O Grito do Ipiranga na TV
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de setembro de 2017
Reportagem Local 

As cenas emblemáticas do Grito do Ipiranga, fato marcante da Independência do Brasil, serão mostradas nesta quinta (7) na novela "Novo Mundo" da Rede Globo. Os atores Caio Castro, Chay Suede, Romulo Estrela e Alex Moreno gravaram a cena no dia 31 de agosto, em uma fazenda no município de Itaguaí (RJ. Eles que interpretam, respectivamente, Dom Pedro, Joaquim, Chalaça e Francisco, estiveram sob o comando do diretor artístico Vinícius Coimbra e se emocionaram muito desde os ensaios. Após a gravação, Vinícius destacou a grandiosidade de apresentar, na novela, um momento histórico tão importante. "Falei para os atores que acho um privilégio, de verdade. Foi emocionante fazer essa cena e ter a chance de reproduzir a Independência do Brasil, proclamada por um português que se tornou brasileiro. Foi muito forte para a gente, para a figuração. Todo mundo que estava envolvido sentiu essa energia. Estamos em um momento difícil do Brasil, que quase precisa de uma nova Independência, uma energia parecida com essa, de 200 anos atrás. Todos ficaram comovidos, principalmente o Caio, que estava muito emotivo, sentindo e vivendo esse momento do personagem. O público vai se emocionar junto", disse.
Para o ator Caio Castro fazer a cena demandou muito preparo e muita energia. "Eu sabia que o Dia da Independência era o ponto maior. Esperei como se fosse um filho que estivesse para nascer. Estudei o texto desde a véspera, o que não costumo fazer porque gosto de trazer o frescor da novidade, do texto e da cena. Sabia que nesse dia tinha que estar mais do que bem preparado. Pensei em como poderia representar o povo brasileiro, e até a minha pessoa, sem usar memória emotiva ou alguma lembrança minha. Queria sentir o que foi para o príncipe estar diante de tantas pessoas, uma nação tão grande, e dizer que a partir daquele momento elas não eram mais dependentes", destacou Caio. Muito emocionado, ele ressaltou a importância da figuração. "Dom Pedro iria tocar o país e tornar o povo brasileiro independente. Tentei imaginar o que ele estava pensando e sentindo na hora. O que mais me ajudou foi olhar para as pessoas (figurantes), que esperavam o que eu ia dizer, pois ninguém sabia o meu texto. Estavam todos me olhando, esperando a minha interpretação, esperando eu me posicionar. Serviu como referência do que Pedro sentiu na hora. Esperavam uma posição, uma declaração dele que tornasse o país independente. Essa espera de todo mundo me fez ser literalmente Dom Pedro", concluiu Caio.
A gravação, que durou quatro horas, reuniu 160 pessoas, entre equipe e figuração, 23 mulas, sete cavalos, 20 armas longas, 10 espadas e 80 figurinos de escravos, índios, fazendeiros, homens do campo e militares para os figurantes que representavam o povo brasileiro e a comitiva do príncipe.
(Com agências de notícias)


