Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Kenji Ota e João Urban são alguns dos renomados fotógrafos que têm obras expostas na mostra ''30 Anos de Fotografia'', inaugurada hoje na Galeria da Caixa, em Curitiba.
Ao todo, são 40 imagens retiradas do acervo pessoal da pesquisadora Rosely Nakagawa, uma das mais respeitadas profissionais da área de curadoria fotográfica, que iniciou sua trajetória na Galeria Fotóptica, no final da década de 70. Lá conheceu importantes fotógrafos, que muitas vezes lhe presenteavam com trabalhos que hoje fazem parte de seu precioso acervo de mais de 200 obras.
''A Rosely é talvez a curadora de fotografia mais genuína do Brasil'', comenta o fotógrafo João Urban. ''Ela não veio das artes plásticas nem da academia, mas diretamente da fotografia. Começou a trabalhar em uma época em que a foto se firmava como autoral''. É justamente desse período e contexto a fotografia de Urban presente na mostra. ''É uma foto aleatória, sem tema específico, que faz parte de uma coleção chamada 'Sonhos e Fantasias''', explica.
Entre os demais nomes presentes na exposição estão Nivia Uchoa, Pedro Vasquez, Salete Goldfinger, Clode Kubrusly, João Musa, Lucia Loeb, Manuel da Costa, Paula Sampaio, Luiz Carlos Felizardo, entre outros, de um conjunto de quase 30 artistas. Hoje à noite, Rosely Nakagawa estará presente, ao lado da jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, para juntas ministrarem a palestra ''Fotografia e Mercado'' no Teatro da Caixa. A entrada é franca, porém os ingressos devem ser retirados na bilheteria com antecedência, a partir do meio-dia.
SERVIÇO- 30 Anos de Fotografia
Quando - Hoje a partir das 19h30. A mostra permanecerá aberta até o dia 3 de maio, com visitação de terça a sábado das 10h às 21h e aos domingos das 10h às 19h
Onde - Galeria da Caixa, em Curitiba
Mais informações - (41) 2118-5114