Ana Maria Saes,
Agência Estado

DivulgaçãoNo último capítulo da novela, Taís Araújo é Joana, filha de Xica da SilvaChega ao final na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, a novela ‘‘Xica da Silva’’, na Manchete. Como a novela também está sendo exibida em Portugal, com 60 capítulos de atraso em relação ao Brasil, o diretor Walter Avancini decidiu programar outro final, bem diferente, mantido em segredo até agora.
No final exibido no Brasil, João Fernandes aceita casar-se, mas em seguida, volta ao Brasil para reencontrar Xica da Silva. Algumas cenas que irão ao ar no último capítulo foram gravadas em Lisboa, no palácio que pertenceu ao Marquês de Pombal, ministro do rei D. José no século 18.
Da mesma forma como no filme, Xica é ameaçada pela Inquisição, sob a acusação de bruxaria, e a Coroa portuguesa exige que João Fernandes prove não ter nada a ver com as acusações de corrupção.
Quanto a Zé Mulher (Guilherme Piva), ganha um final duplamente feliz, pois casa-se com Elvira (Giovana Antonelli) e ainda continua vivendo com Paulo (Del Garcês), o amante escravo, sob o mesmo teto. Zé torna-se pai de 12 filhos, seis ruivos e seis mulatos. Sebastião (Mário Cardoso) também termina a história duplamente feliz: casa-se com Paulina (Maria Clara), mas continua se encontrando com a prostituta Maria Benguela (Lucimara Martins).
O último capítulo mostrará, ainda, Xica da Silva vinte anos depois de ter sido salva da fogueira, feliz ao ver o filho Bartolomeu (Ademir Zanyor), que se tornou padre, celebrando o casamento da irmã, Joana. Zezé Motta faz a Xica da Silva nessa fase, enquanto Taís Araújo é Joana.