.
. | Foto: Reprodução

Uma boa ação deveria ser aquela capaz de promover o bem tanto para quem executa a ação quanto para quem recebe a ação.

Mas geralmente os adultos se esquecem que uma boa intenção pode até fazer bem para quem promove a ação, mas, em alguns casos, pode fazer mal a quem a recebe.

Como aquela história do sujeito que, caminhando pela rua, encontra um coelhinho morrendo de fome. Repleto de boas intenções, confiante em uma boa ação, leva o bichinho para casa. E para saciar a fome do animalzinho, prepara um suculento bife malpassado.

A percepção das crianças pode ser bem diferente sobre a questão. É o que revela a pequena Jussara, personagem de “Jussara, o Besouro e o Mundo”, obra infantil do cineasta e escritor londrinense Luiz Henrique Mioto com ilustrações de Ricardo Bagge.

Certo dia Jussara encontra um besouro em seu quintal. Um besouro caído de costas, de barriga para cima balançando as perninhas no ar.

Seu primeiro impulso é ajudar o besouro, desvirá-lo e salvá-lo. Realizar uma boa ação. Mas logo em seguida aparece uma dúvida em seus pensamentos: desvirando o besouro ela estaria realmente ajudando o bichinho ou apenas atrapalhando seu caminho?

Seguindo longe em seus pensamentos e trafegando em novos sentimentos entre certezas e dúvidas, Jussara entra em contrato com uma sensação preciosa. A sensação de que existem coisas que nem os adultos, nem as crianças, conseguem controlar. A sensação de que a vida está repleta de ignorâncias e incertas.

Jussara experimenta a percepção que a vida possui um fim. Os besouros deixam de existir. As flores secam e caem das árvores. Os coelhos falecem. E as pessoas um dia também morrem.

“Jussara, o Besouro e o Mundo” demonstra, de maneira lúdica, como o ser humano não possui pleno controle sobre a vida. E o que cada um pode fazer, seja adulto ou criança, é procurar a maneira mais suave de conviver com esta percepção.

Lançado pela editora Grafatório, “Jussara, o Besouro e o Mundo” integra a coleção “Temas Supremos” criada por Luis Henrique Mioto. Com patrocínio do Promic, o livro foi publicado em versão impressa, disponível nas bibliotecas escolares públicas de Londrina e região, e também em versão audiolivro, disponível gratuitamente em: https://soundcloud.com/temassupremoslivros

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Jussara, o Besouro e o Mundo”

Autor – Luis Henrique Mioto

Ilustrações – Ricardo Bagge

Editora – Grafatório

Páginas – 24

Acesso gratuito ao audiolivro :

https://soundcloud.com/temassupremoslivros

Acesso gratuito ao livro aqui em PDF