Imagem ilustrativa da imagem ‘O Evangelho segundo Jesus...’ tem estreia nacional no Filo
| Foto: Saulo Ohara
Renata Carvalho: o desafio de interpretar Jesus na pele de uma transexual pode ampliar a comprensão de um tema contemporâneo



Atuando nos palcos há 20 anos, Renata Carvalho se prepara para enfrentar hoje seu maior desafio profissional. A atriz santista transexual é a protogonista da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu". Produzido pelo grupo Queen Jesus Play/BR, o espetáculo é um dos mais aguardados dentro da programação da 48ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo). A estreia nacional da montagem - que mistura monólogo e contação de histórias - mostra Jesus na pele de uma mulher transgênero e acontece às 20 horas, na Capela da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde fica em cartaz até segunda-feira.
Escrita pela escosesa Jo Clifford, a peça aborda histórias bíblicas que são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por pessoas trans e minorias em geral na sociedade. Após causar grande polêmica na Escócia, quando foi encenada em 2009, o texto ganhou tradução de Natalia Mallo, que também assina a direção da montagem. Em entrevista exclusiva à Folha - que será publicada na edição de amanhã - a atriz e a diretora falam sobre o processo de produção, seleção de elenco e as expectativas em torno do espetáculo que segue para temporada em São Paulo no mês de outubro.
A agenda da Filo deste sábado conta ainda com o monólogo "Processo do Conscerto do Desejo", protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele que celebra a obra da mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele. A montagem será apresentada às 20h30, no Teatro Marista. No Teatro Zaqueu de Melo, a atração é "Plano Nº269". Estrelada pela atriz Juliana Galante, integrante do grupo Artes Cênicas UEL, a peça conta a história da palhaça Super Adelaide, que depois de várias tentativas fracassadas, cria um esquema infalível para salvar os animais do terrível zoológico. Com o Plano nº 269 em mãos e sua bolsa cheia de surpresas, a palhaça faz do público seu cúmplice nesta missão. Entre tropeços, paqueras e trapalhadas, ela revela seus superpoderes e todo seu charme nesta aventura. Conseguirá, por fim, salvá-los ou transformará tudo em um caos? O espetáculo será encenado às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo.

HOJE NO FESTIVAL
"O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - Queen Jesus Plays | BR
Quando – Hoje, amanhã e domingo, às 20 horas
Onde – Capelo da UEL

"Plano Nº 269", com Juliana Galante
Quando – Hoje, às 19 horas
Onde – Teatro Zaqueu de Melo (R. Rio de Janeiro, 413)

"Processo do Conscerto do Desejo", com Matheus Nachtergaele
Quando – Hoje, às 20h30
Onde – Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240)

Quanto – R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.filo.art.br ou na bilheteria do Filo no Royal Plaza Shopping (R. Mato Grosso, 310, 3º andar)