Leandro Calixto
TV Press
O último laço que ligava o programa ‘‘H’’ ao antigo apresentador, Luciano Huck, vai ser cortado em pleno verão carioca. A partir de hoje, quando passa a ser transmitido ao vivo da praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o programa abandona o nome ‘‘H’’ e passa a se chamar ‘‘O+. A Band decidiu rebatizar a atração depois que encomendou uma pesquisa junto aos telespectadores e constatou que o antigo nome não estava identificando o comando de Otaviano Costa. ‘‘Nossa intenção é mesclar atrações musicais com reportagens de comportamento. Queremos contribuir para a formação dos jovens’’, avisa Otaviano.
A emissora recebeu mais de 2 mil sugestões até chegar ao nome de ‘‘O+. ‘‘Esta mudança é essencial por uma simples razão: vai deixar o programa mais com a cara do Otaviano. Era uma alteração mais que necessária’’, acredita o diretor do ‘‘O+, Cristiano Mendes. Ele também é um novato no programa. Cristiano assumiu a direção em dezembro, depois de passar seis anos trabalhando em produções da TV Cultura de São Paulo.
No programa de estréia, a atração musical vai ser do cantor de ‘‘rap’’ Gabriel O Pensador. Durante os quase dois meses de programa no Rio de Janeiro, mais de 30 artistas devem passar pelo palco montado na arena da Barra. Entre eles, os grupos Titãs, Planet Hemp, Os Travessos e Asa de Águia. Desde a primeira semana do ano 2000, cerca de cem funcionários já estão trabalhando para deixar toda estrutura montada para receber 2 mil pessoas por dia. Além do programa noturno, o ‘‘O+ vai ser gravado diariamente a partir das 14 horas. ‘‘Já na metade de fevereiro, estaremos com todos os programas gravados’’, planeja Cristiano.
Nesta nova fase, a Band resolveu investir mais no departamento de jornalismo do ‘‘O+. Para isso, o jornalista Mário Ribeiro, ex-MTV, foi contratado para ser o chefe de reportagem. Assim que assumiu o ‘‘H’’, Otaviano resolveu dedicar boa parte da produção para exibir reportagens de impacto. Uma que ganhou boa repercussão foi quando o apresentador entrevistou alguns fugitivos da Febem, de São Paulo. ‘‘Acho importante mostrar a realidade de nosso país para os mais jovens, que são basicamente nosso público-alvo. Isto contribui para um debate mais positivo’’, teoriza.
Mas nem só de jornalismo vai viver o ‘‘O+. O programa promete continuar apostando no apelo erótico de Joana Prado, que interpreta a insinuante Feiticeira, para atrair a audiência do público. Atualmente, o ‘‘H’’ mantém uma média de cinco a seis pontos no Ibope, a mesma registrada na época de Luciano Huck. Além do quadro em que a Feiticeira recebe um afortunado rapaz em sua tenda, ela continua participando do quadro ‘‘Captura’’. No dia da estréia, ela vai visitar alguns pontos turísticos do Rio na companhia do vocalista do Cidade Negra, Toni Garrido. ‘‘Estou ansiosa para voltar ao Rio. Foi lá onde comecei a interpretar a Feiticeira, no verão do ano passado’’, afirma.
A produção do programa também estuda a possibilidade de criar um novo personagem para ‘‘O+’. ‘‘Ainda não decidimos o perfil da nova atração e nem mesmo a pessoa que vai interpretá-la’’, desconversa o diretor. Otaviano Costa também revela uma certa ansiedade para o início da produção de verão. ‘‘Quem já fez o ‘H de Verão’ diz que é uma energia contagiante. Quero ter esta experiência’’, explica o apresentador, que já trabalhou como repórter especial do ‘‘Domingão do Faustão’’ antes de se transferir para a Band.
Além da apresentação de Otaviano, a sensualidade da Feiticeira e o novo personagem, o ‘‘O+’ também conta com o DJ Théo Werneck e as ajudantes de palco Thaís e Fabiana. Nesta nova fase, Otaviano pretende abrir mais espaços para os três.Novo programa substitui hoje o antigo ‘H’ para afastar a imagem de Luciano Huck e reafirmar a apresentação de Otaviano Costa
Luiza Dantas/Carta Z NotíciasOtaviano Costa vai comandar o ‘O+’ direto da Barra da Tijuca, no Rio de JaneiroArquivo FolhaLuciano Huck vai ter a imagem completamente desvinculada do programa