De Curitiba
A forte relação entre o corpo humano e o corpo arquitetônico é o tema principal da exposição do israelense, radicado em Florianópolis, Yiftah Peled. ‘‘Instalações’’ é o nome da mostra que abre hoje às 20 horas e encerra dia 2 de outubro, na Ybakatu Espaço de Arte.
Há nove anos no Brasil, Yiftah viveu muito tempo em Curitiba, onde já expôs outros trabalhos, como ‘‘Instadoação’’ e ‘‘Objeto’’. Em comum, as exposições promovem a interferência com o espectador, que é convidado a deixar sua saliva num vaso.
‘‘A saliva do visitante é que age como agente de integração entre o espectador, a obra e o artista. A saliva é catalisadora de possibilidades poéticas, de metáforas e ao mesmo tempo é embutida na realidade de uma ação. O vaso, através da saliva, reúne as pessoas em um só espaço, criando um terceiro corpo. O corpo está presente como algo manipulador ou como fonte de secreções’’, justifica Peled.
Segundo ele, a possibilidade de imaginar o processo da digestão como algo que remete à morte, liga a saliva como agente de integração à outro estado. Ela atua como catalisador no deslizamento do corpo.
As fotos, que são colocadas em fragmentos na parede, criam uma ilusão de perspectiva. Nelas aparecem escadas de casas destruídas, marcas de memória de uma presença antiga, de uma casa velha que agora é só uma escada sem destino. Destaca ainda a verticalidade da escada como um pedestal vazio, uma rampa em repouso. ‘‘Escadas, última lembrança de uma vida ou de várias biografias, mundos que foram, espaço físico tomado pela vegetação. Como nos vasos, o deslizamento do corpo é presente e a rapidez entre a presença e a ausência é intensificada.’’
Yiftah Peled nasceu em Afula, em Israel. Fez o curso de Escultura no Emerson College, Forrest Row - Inglaterra. Realizou exposições individuais em Florianópolis. Curitiba, São Paulo e Londrina. As coletivas também acoteceram nas mesmas cidades.
‘‘Instalações’’, de Yiftah Peled. Ybakatu Espaço de Arte, Rua Itupava, 414, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado, das 10h às 13h.

mockup