O Calçadão, a UEL, a Catedral e o céu azul de Londrina. Novo lançamento da banda londrinense O Hipertrópico, ‘Como num dia de céu azul’, mostra Londrina como protagonista na jornada de um estudante que acabou de chegar à cidade. No videoclipe, a adaptação, os desafios e o se sentir perdido mesclam-se junto à Londrina por meio dos detalhes. O lançamento oficial da música e do clipe será nesta quarta-feira (24), às 19h, no canal da banda no Youtube.

LEIA MAIS:

A menina que queria organizar o mundo

A composição faz parte do álbum Atlântico, que foi produzido durante a pandemia e começou a ser lançado no ano passado. A banda O Hipertrópico é formada por Fernando Cacciolari (vocal), Vinícius Carneiro Gouveia (backing vocals e guitarra), Rafael Felix (backing vocal e sopro), Pedro Lot (bateria) e Roberto Moreira (contra-baixo). Fundador do grupo, Cacciolari conta que o álbum Atlântico fala sobre a origem da banda e de sua experiência morando na Itália por dois anos. “O nome vem dessa travessia do oceano, tanto a que eu fiz para ir para lá [Itália] tirar a cidadania quanto a travessia que meus antepassados fizeram para chegar ao Brasil e ter uma vida nova”, explica.

A banda nasceu e cresceu durante a pandemia, sendo que as 10 faixas do álbum foram gravadas em 2021, em meio ao período mais conturbado da Covid-19. O vocalista conta que o Atlântico começou a ser lançado em 2022 e permanece em lançamento desde então. ‘Como num dia de céu azul’ é o penúltimo single do álbum. “Com os streamings, é muito mais válido você lançar as músicas com um certo intervalo porque você continua tendo relevância e isso realmente vem funcionando”. afirma.

Sobre o novo lançamento, Cacciolari conta que escreveu a música enquanto estava na Itália em formato de carta para um amigo próximo. Ao falar da vida no país europeu, dos novos amigos, do novo trabalho, o céu azul foi uma forma de colocar em palavras a saudade que sentia de Londrina. “Eu lembrava muito do céu daqui, que é bem marcante, inclusive acho que é o cartão postal da cidade”, conta.

A música foi escrita entre 2016 e 2017 e virou clipe neste ano, já que as gravações aconteceram durante o mês de abril. Primeira vez participando como banda do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), eles foram escolhidos e receberam patrocínio para produzir esse videoclipe e outros dois, que vão fechar o álbum.

O Hipertrópico: banda celebra Londrina e a vida universitária no novo clipe que faz parte do álbum Atlântico
O Hipertrópico: banda celebra Londrina e a vida universitária no novo clipe que faz parte do álbum Atlântico | Foto: Divulgação

CIDADE UNIVERSITÁRIA

Carro-chefe do álbum, Fernando Cacciolari explica que o objetivo de ‘Como num dia de céu azul’ é mostrar Londrina como uma cidade universitária, partindo da perspectiva de uma pessoa que vive aqui. Dirigido por Felipe Menck e Paulo Doi, a ideia foi inserir um personagem de Londrina, que é o estudante, aquele que vem de outra cidade sem conhecer nada e ninguém. “O que a gente buscou com o clipe é essa sensação de não pertencimento, de estar se adaptando a um território novo, que foi mais ou menos o que eu passei na Itália", explica.

O jovem estudante percorre a cidade de Londrina e passa por locais marcantes, como a Universidade Estadual de Londrina, o Calçadão e o Centro Histórico. “A gente teve a preocupação de retratar os locais de uma forma que não ficasse com aquela visão de vídeo comercial, a gente queria dar essa ideia de um transeunte que está passando pelos locais e tem essa visão fragmentada das coisas. No fundo das imagens vai dar para reconhecer os prédios de Londrina, que são bem icônicos. A gente buscou retratar Londrina nos detalhes”, adianta.

Sobre ter muito ‘céu azul’ no clipe, ele garante que tem e não tem. “Tem alguns dias de chuva, outros nublados, e tem uma coisa que a gente procurou explorar que é o contraponto com a mensagem da música, que é positiva, ela fala que ‘está tudo bem como num dia de céu azul’. Entretanto, muitas vezes no dia a dia a gente responde com um ‘tudo bem’ da boca para fora, por conveniência, mas na verdade não está tudo bem”, ressalta.

Ele também acrescenta que o clipe é o carro-chefe da banda porque a intenção é levar a produção para todo o Brasil. “Além de mostrar o nosso trabalho, a ideia é mostrar que a gente é de Londrina, que isso vem daqui, mesmo tendo Itália e cada um [integrante] a sua bagagem, o território fértil é essa terra roxa aqui, que é aqui que as coisas realmente começaram a crescer”, finaliza.

Confira aqui o videoclipe que será lançado nesta quarta-feira (24)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

....