Tem um carteiro rodando pelo Paraná. Na bolsa pesada, cheia de envelopes e caixas de todos os tamanhos, muita palhaçada e aquela magia de fazer a gente rir de nós mesmos. O ator Tiago Marques que dá vida ao Palhaço Ritalino caiu na estrada para levar o espetáculo “O Carteiro”, como um mensageiro de risadas e devaneios convidando a plateia de Jacarezinho, por onde a montagem passa essa semana, a ter um olhar diferente direcionado a esse profissional tão comum e ainda presente no cotidiano, mesmo que hoje entregou mais boletos e os pacotes de compras feitos pela internet.

Depois de passar por Apucarana, o espetáculo chega ao CAT - Conjunto Amadores de Teatro na sexta (20) e sábado(21), sempre às 19h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 18h, uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro. Batizado de “O Carteiro - Circulando por CEP's paranaenses” o projeto é aprovado pela Secretaria De Estado Da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal.

O espetáculo, pensado para teatros fechados, retrata de maneira muito engraçada a profissão do entregador de cartas. Uma figura muitas vezes “sem rosto” para quem recebe uma carta, mas que é um ser humano com todas as possibilidades de erros e acertos, potências, sonhos e aspirações. Um recorte do dia a dia de um carteiro e todos os perrengues da profissão como endereços inexistentes, cães raivosos, envelopes, caixas e mais caixas. Uma coisa só é certa: o carteiro chega! O ofício apaixonante ganha uma dramaturgia leve, sensível e econômica. Antes intermediário das notícias de amigos, família e de missivas de amor entre apaixonados, hoje, mais às voltas com as contas e pacotes de compras on-line.

A montagem, com direção de Esio Magalhães, referência no país nas áreas de palhaçaria e máscara, busca homenagear esse profissional capaz de aliviar a ansiedade de qualquer um que espera algo que vai chegar pelos Correios; um profissional das antigas que ainda frequenta nossas casas e portarias.

PESSOAS DO COTIDIANO

Com a pesquisa cênica, Tiago Marques busca retratar essas pessoas comuns que fazem parte do nosso cotidiano ao mesmo tempo que traz foco a setores pouco contemplados, propondo uma aproximação e relação de empatia para e com a plateia, combinação que está intimamente ligada à pesquisa na palhaçaria. "Estou muito feliz em poder circular com este trabalho, por se tratar de uma obra engraçada, mas também sensível. Algumas das cidades que passaremos, voltaremos após um longo período sem nos apresentarmos por lá, possuímos bonitos teatros e agora poderemos encontrar novamente com os públicos locais", afirma.

Depois de Jacarezinho, “O Carteiro” segue sua viagem pelo Paraná passando por Londrina, nos dias 05 e 06 de julho, na Divisão de Artes Cênicas da UEL, sempre com ingressos distribuídos gratuitamente a partir das 18h, uma hora antes do início do espetáculo marcado para às 19h. Em Arapongas, as apresentações acontecem em dois horários, às 14h e 19h no dia primeiro de agosto e em Ibiporã, nos dias 2 e 3 de agosto.

* Com assessoria.

SRVIÇO

“O Carteiro”, com Palhaço Ritalino

Em Jacarezinho

Quando: sexta (20) e sábado (21), às 19h.

Onde: No CAT – Conjunto Amadores de Teatro (Av. Getúlio Vargas, 968)

Entradas gratuitas – Classificação indicativa LIVRE

*

Em Londrina, dias 05 e 06 de julho, às 19h, na Divisão de Artes Cênicas da UEL

Em Arapongas, dia 01 de agosto, às 14h e 19h.

Em Ibiporã, dias 02 e 03 de agosto

mockup