Assim como os bebês, as palavras também nascem em maternidades. Dependendo da situação, e da intenção, escolhem lugares diferentes. As palavras escritas, por exemplo, preferem nascer no papel. As faladas, por outro lado, escolhem nascer no ar. Já as palavras cantadas, mais espaçosas, preferem nascer no vento.
Logo após o nascimento, as palavras costumam perambular por todos os lugares. Aquelas que nasceram escritas podem se transformar em palavras cantadas. Aquelas que nasceram faladas podem se converter em palavras escritas. E assim, muitas outras possibilidades podem ocorrer.
Sete anos atrás os músicos Paulo Tatit e Sandra Peres criaram um projeto para apresentar às crianças as mais variadas possibilidades da palavra. Intitulado ''Palavra Cantada'', o projeto já editou vários trabalhos utilizando a linguagem característica do universo infantil - canções e histórias que tornaram-se referência educacional.
Agora chega às livrarias o mais novo trabalho do ''Palavra Cantada''. Intitulado ''Canções do Brasil'', o CD-Livro é fruto de um trabalho de pesquisa que levou dois anos para ser concluído. Paulo Tatit e Sandra Peres percorreram todos os estados brasileiros coletando músicas cantadas por crianças.
A preferência, na escolha das músicas, segundo os organizadores do CD-Livro, foi para as canções que guardassem uma correspondência com as raízes culturais de cada lugar: ''Não nos importava saber se eram folclóricas, modernas ou miscigenadas. Interessava-nos, isto sim, perceber se as crianças tinham as canções guardadas dentro de si, como uma preciosidade. Só dessa maneira elas cantariam com o coração.''
As gravações não foram realizadas em estúdio, mas no ambiente natural das crianças, em casas, quintais, ruas e praças - com a utilização de gravador e microfone portáteis. Foram selecionas canções de 26 estados brasileiros, nos mais variados ritmos. A execução de instrumentos ficou a cargo das próprias crianças.
O livro que acompanha o CD, além de trazer as letras, conta um pouco sobre cada gravação e dos garotos e garotas que participaram dela. Também falam como foram realizadas, descrevem a cultura da região a qual pertencem e as características musicais. Os textos oferecem uma visão abrangente da diversidade cultural e musical do Brasil.
O Paraná aparece em ''Canções do Brasil'' representado pelo coral infantil ''Coro Cabeludo'', de Curitiba. A canção interpretada, ''Sinhá Marreca'', de autoria desconhecida, é típica do folclore do litoral do Estado. A melodia possui forte influência da música portuguesa e a letra lembra cantigas de roda: ''Lá vem a Sinhá Marreca / Com seu samburá na mão / Ela disse que vem vendendo / Empadinhas de camarão / A véia saiu da igreja / Com seu samburá na mão / Chorando porque não tinha / Nem padre nem sacristão''.
''Canções do Brasil'' é uma verdadeira lição emocional de como as canções são instrumentos lúdicos de socialização. E o Brasil uma grande maternidade de sons e palavras.''Canções do Brasil - O Brasil Cantado por suas Crianças'' - Produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit, Selo Palavra Cantada, CD acompanhado de livro com 118 páginas, R$ 28,00. Contatos pelos telefones (11) 3898-1818 e (43) 339-0672

mockup