O cachorro de três patas
As andanças de um cãozinho chamado Três nos mostra que, apesar das diferenças, somos todos iguais
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de maio de 2024
As andanças de um cãozinho chamado Três nos mostra que, apesar das diferenças, somos todos iguais
Marcos Losnak especial para a Folha
Alguns cachorros vivem sozinhos perambulando pela cidade. Sabem atravessar as ruas, conhecem as faixas de pedestre e os semáforos. Farejam alguma comida aqui e ali. Descansam sob as árvores e bebem água de chuva. Vivem tranquilamente caminhando pela cidade sem destino.
Era assim um cão chamado Três. Ele vagava pelas ruas identificando coisas, abanando o rabo, farejando comida, conhecendo pessoas e outros bichos. Era um pouco diferente dos cachorros de quatro patas, tinha apenas três.
Em suas andanças conheceu seres de seis patas e gente de duas patas. Encontrou bichos de oito patas e gente de apenas uma pata. Cruzou com seres de patas curtas e bichos de longas patas.
O cãozinho vivia feliz em suas três. Imaginava se por acaso tivesse quatro pernas, poderia ser uma cadeira. E ele sabia que as cadeiras, mesmo com quatro pernas, não conseguiam sair do lugar, ficavam sempre paradas para as pessoas sentavam nelas.
A história desse simpático cachorrinho foi criada pelo ilustrador e escritor australiano Stephen Michael King no livro “Três”, obra infantil publicado pela editora Brinque-Book. A vida de Três se transforma quando ele, em suas andanças, conhece a zona rural da cidade. Ele percebe novas cores e novos aromas. Encontra um bicho de quatro patas com chifres, outro peludo com orelhas enormes e outro com um focinho de tomada.
Mas a grande surpresa acontece quando ele encontra uma menininha brincando em ser um cachorro. Uma criança de duas patas brincando de ter três patas, igual a ele. Uma menina que sabe como é ter três patas porque ficou um bom tempo com um dos braços imobilizado, devidamente engessado.
Na companhia da menina, Três encontra bichos de quatro patas saltitantes e de seis patas que vivem no ar. Encontra até seres sem patas que se arrastam com a casa nas costas. Conhece crianças que imaginam ter oito patas e pessoas que pensam ter apenas uma. Conhece uma diversidade de patas sem fim e faz desse lugar sua casa.
No livro “Três”, apesar das diferenças, todos são iguais.
Serviço:
“Três”
Autor – Stephen Michael King
Editora – Brinque-Book
Tradução – Gilda de Aquino
Páginas – 32
Quanto – R$ 59,90