São Paulo - Considerada uma das grandes estrelas do SBT, Larissa Manoela, 15 anos, brilha na pele das gêmeas Manuela e Isabela, da novela "Cúmplices de um Resgate", e prova a cada dia que, além de carismática, é talentosa. Basta assistir a um capítulo da trama para ver como a jovem atriz consegue dar o tom exato às irmãs com personalidades distintas. "Desde o começo, criei pequenos detalhes que fazem essa diferença, seja no jeito de olhar, na maneira de andar, na voz doce ou agressiva. Quando assisto à novela, vejo que tudo isso fica bem marcante na TV", comenta Larissa.
Seja com as palavras em diminutivo de Manuela, ou com as tiradas ácidas de Isabela, Larissa é um fenômeno entre os adolescentes. "Eu sempre torci para que as pessoas gostassem dessa trama, não só por mim, mas por toda a equipe", fala. "É uma honra ver que as pessoas se interessam pelo meu trabalho, me acompanham e reconhecem o que eu faço. Eu estou realmente muito feliz com tudo isso."
E esse reconhecimento rompeu barreiras. Segundo a atriz, fãs que moram em Portugal e em Moçambique já manifestaram o carinho que sentem por ela. "Isso foi tão incrível, pois eles assistem à novela pela internet. Eu quis conversar com eles para saber do que mais gostam nas gêmeas", diz.

INSPIRAÇÃO
Até o visual pop de Isabela caiu no gosto do público. Já é comum ver adolescentes pelas ruas usando o turbante em laço e os óculos com aro de gatinha da personagem. "Percebi que também estão copiando as mechas roxas do cabelo dela. É engraçado como a Isabela, mesmo sendo meio fresquinha, conquista as pessoas. Ela tem o mesmo efeito que a Maria Joaquina", compara, referindo-se à personagem mimada que a lançou ao estrelato em "Carrossel" (SBT, 2012-2013).
Larissa chama as gêmeas carinhosamente de "minhas meninas" e diz que não tem uma preferida. "Eu me identifico com as duas: tenho o jeito menininha da Manuela, mas também tenho esse lado forte e dedicado da Isabela", analisa ela, que ainda solta a voz na trama.

PREÇO DA FAMA
Cantora, Larissa lançou um CD e, antes de entrar em "Cúmplices de um Resgate", rodou pelo país fazendo shows. "Quando comecei a gravar a novela, pedi ao SBT para me liberar para fazer uma apresentação por mês. Eu amo cantar, e fazer os shows me deixa perto dos meus fãs."
Junto do sucesso e do carinho dos fãs vem o preço da fama. E Larissa demonstra maturidade para lidar com isso. A atriz conta que, desde os seis anos, quando estreou na série "Mothern" (GNT, 2006-2007), tem sido preparada para a carreira artística. "Sei que preciso estar bem psicologicamente para fazer o que faço. Meus pais sempre me falaram sobre o bônus e o ônus de ser uma artista e que eu tenho que seguir o meu caminho com os pés no chão", declara.
Nos últimos meses, a vida pessoal de Larissa tem sido alvo de noticiário por causa do namoro com o ator João Guilherme, filho mais novo do cantor Leonardo. "As pessoas estão sempre interessadas no que acontece na vida dos artistas de quem elas gostam. Eu também quero saber o que acontece na vida de quem sou fã", admite. "Todos nesse meio [artístico] sabem que vão ficar de olho em sua vida pessoal, e alguns se incomodam. Eu não."

OUTROS TRABALHOS
Menina prodígio, Larissa coleciona importantes trabalhos, como uma participação em "Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor" (Globo, 2010), um papel de destaque no filme "O Palhaço" (2011), dirigido por Selton Mello, além da inesquecível Maria Joaquina, de "Carrossel" - que ganhou versão em desenho animado e teve a riquinha dublada pela própria Larissa.
E, embora tenha começado a trabalhar muito pequena, ela afirma que não perdeu a infância. "Eu brincava de boneca enquanto trabalhava e cresci diante das câmeras com a pessoas acompanhando o que eu fazia. Além disso, tive a oportunidade de trabalhar com atores e diretores que me ensinaram muito. Isso não tem preço", diz ela. "Eu quero ser atriz para o resto da minha vida."
O ator veterano Alexandre Barros, que viveu Orlando, pai de Isabela, elogia a performance da atriz mirim. "Eu nunca havia trabalhado em uma trama infantojuvenil e foi uma surpresa contracenar com uma atriz que tem essa potência que a Larissa demonstra em cena", descreve ele.

GRAVAÇÕES
Nos próximos capítulos, novas músicas, clipes e coreografias devem invadir "Cúmplices de um Resgate", e isso tem modificado a rotina de Larissa. Já acostumada ao ritmo de produção de TV, a jovem bateu ponto no SBT na primeira segunda-feira de 2016 às 13h.
Após o almoço, gravou seis cenas como Isabela, na cidade cenográfica da trama. "Tem dias em que gravo só como Isabela e outros só como Manuela. Mas quando tem cena de encontro entre as duas, o trabalho é dobrado", diz ela, que ainda reserva um tempo para atender os fãs que participam da figuração da novela e pedem para tirar fotos, antes de ela ensaiar as coreografias da trama - seu último compromisso do dia na emissora.
Aliás, tirar fotos com os fãs não é um fardo para a atriz. "É o que eu digo: sem o carinho dos fãs, um artista não existe", complementa.
Embora tenha feito aniversário no último dia 28, sua grande festa de 15 anos será no final do mês. "Está sendo planejada com tudo que eu sempre sonhei. E estarei com meus amigos, com minha família e com as pessoas de que mais gosto."