No dicionário Aurélio a expressão ''dar o bolo'' significa faltar a um compromisso. Mas, na Idade Média, os convidados podiam ''dar o bolo'' aos noivos sem parecerem deselegantes. É que, naquele tempo, quem ia à festa levava biscoitos em vez de presentes. Os quitutes eram colocados numa única mesa e no fim rolava o melhor de tudo: os noivos se beijavam em cima dos doces. Maluquice de uma época feliz da humanidade? Excesso de romantismo? Uma antecipação das cenas de Hollywood? Nada disso, simplesmente um costume que associa doces à boa sorte.
Entre os romanos, para garantir a fertilidade, os convidados partiam uma fina fatia de bolo na cabeça da noiva. Assim, melecada como personagem de ''pastelão'', a moça era agraciada pelos deuses e, coberta de massa, podia confiar que teria muitos, muitos filhos.
O fato é que os bolos estão sempre associados à alegria, em aniversários ou casamentos eles estão no centro da festa, chamando a atenção pela delicadeza e gostosura dos recheios e coberturas. Os bolos de noiva, como são conhecidos hoje, foram criados (é claro!) pelos franceses, especialistas em confeitaria como também são em perfumaria.
Mas para quem não gosta de excesso de glacê e simplesmente adora um bolinho para tomar com chá ou café, passamos uma receita simples. Em qualquer situação, com um friozinho desses, uma fatia cai bem, dando ao cotidiano um toque de pura alegria. E mesmo que você não dê festa de aniversário, não esqueça de partir um bolo. Dizem que dá um mãozinha à tal felicidade.
Café com leite
4 ovos/ 2 xícaras de açúcar/ 1 xícara de café com leite/ 2 xícaras de farinha de trigo/ 1 colher de fermento
Modo de fazer
Bata as claras em neve com uma xícara de açúcar. Bata as gemas com uma xícara de açúcar até ficar fofo, retire da batedeira e junte e café com leite quente. Coloque três colheres de clara batida e uma xícara de farinha. Junte mais uma xícara de farinha, o restante das claras e o fermento. Coloque em forma untada e asse em forno médio até ficar dourado.

mockup