A 21ª edição do Festival Kinoarte apresentou sua programação no início do mês e ainda há mais para os próximos dias. Considerado o festival de cinema mais tradicional do Paraná - ao oferecer aos amantes da sétima arte uma verdadeira maratona cinematográfica. Além da exibição de filmes de longa-metragem inéditos na cidade e projeção de curtas-metragens de animação para alunos da rede pública, o evento também contou com debates com diretores e realização de seis oficinas com profissionais da área. Uma delas está por vir, é a oficina de Roteiro de Longa Metragem com a cineasta Eliane Caffé, que será realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro das 18 às 22 horas no Hotel Crystal.

Eliane Caffé: "Nessa oficina, vamos trabalhar métodos de abordagem para a criação de narrativas audiovisuais que fogem um pouco do enquadramento tradicional”
Eliane Caffé: "Nessa oficina, vamos trabalhar métodos de abordagem para a criação de narrativas audiovisuais que fogem um pouco do enquadramento tradicional” | Foto: Divulgação

Natural de São Paulo, Eliane Caffé formou-se em Psicologia e em 1988 viajou para Cuba, onde iniciou seus estudos de cinema na “Escola Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños”. Em 1990, seguiu para Espanha com o objetivo de aprofundar sua formação humanista no “Instituto de Estética e das Artes” da Universidade Autônoma de Madrid. Ao longo de sua trajetória, a diretora vem construindo temáticas e abordagens cada vez mais implicadas com a exploração da linguagem audiovisual em “zonas de conflitos reais” - tanto no contexto rural do Brasil como nos grandes centros urbanos. Em seus trabalhos é visível a experimentação com a narrativa que interage com personagens reais e agrega repertórios de seus universos de vida como coletivos com voz própria. Como cineasta, debutou no cinema com o curta-metragem "O Nariz" (1987), uma adaptação de texto de Luiz Fernando Veríssimo.

Sua estreia na direção de longas foi em "Kenoma" (1998), filme protagonizado por José Dumont, pelo qual foi premiada nos festivais de Buenos Aires e Biarritz, e indicada ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Começou a se destacar no cenário cinematográfico a partir de Narradores de Javé (2003), longa premiado no Festival do Rio e vencedor da categoria Melhor Roteiro Original do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2005. É diretora do aclamado longa "Era o Hotel Cambridge", de 2017. "Nessa oficina, vamos trabalhar juntos sobre métodos e estratégias de abordagem para a criação de narrativas audiovisuais que fogem um pouco do enquadramento tradicional da escritura de roteiros", adianta. "Mas claro, sempre nos referenciando no que os clássicos podem nos aportar", diz. Ao todo, serão quatro dias de convivência e enriquecimento com Caffé. "Vamos trabalhar com uma ferramenta digital para a elaboração dos projetos".

O Festival Kinoarte é uma verdadeira vitrine do cinema contemporâneo e sempre atrai a atenção de cineastas de várias regiões do País e do público apaixonado por cinema. Vale lembrar que o evento está dividido em duas fases: nesta primeira, as atividades vão até o dia 19 de dezembro - a segunda etapa será realizada em março de 2020, com as tradicionais mostras competitivas de curtas-metragens.

Serviço:

Oficina de Roteiro de Longa Metragem com a cineasta Eliane Caffé

Quando: dias 16, 17, 18 e 19, das 18 h às 22 horas

Onde: no Hotel Crystal

Inscrições: oficinas podem ser feitas pelo email: [email protected]